Anúncios

Achou frio ontem? Espere hoje, principalmente à noite. As condições de frio entre hoje e amanhã no Estado só se fazem presentes em erupções de ar polar muito intensas, logo não ocorrem em todo os invernos. A temperatura em 850 hPa (nível de 1500 m) cairá pra 4ºC a -5ºC. A espessura da camada entre 500 hPa e 1000 hPa baixará a 5150 a 5200 mgp.

Isso é falar grego pra quem não é meteorologista, mas, traduzindo, tais valores dos dois parâmetros usados em Meteorologia pra aferir força de ar polar são vistos na Terra do Fogo, perto da Antártida, e muito raramente aqui.


Por isso, está a se alertar que o frio vai castigar. Pra complicar ainda mais, haverá centro de baixa pressão na costa e isso trará vento, que faz toda a diferença na piora da percepção de frio. São previstas rajadas no Sul e no Leste gaúcho, intensas na orla com risco de transtornos.

O contraste térmico no avanço do ar gelado sobre o frio gera nuvens. E a baixa na costa traz instabilidade. Sob a atmosfera excepcionalmente fria, qualquer precipitação pode ser invernal, ou seja, na forma de neve ou chuva congelada. Há chance destes fenômenos em áreas mais altas do Sul, Centro e Metade Norte, sobretudo na Serra e Aparados, mas não será surpresa se ocorrer precipitação invernal até em locais de menor altitude, perto do nível do mar. Neste caso, o Sul gaúcho em especial pode surpreender.

Assim, abrigue-se!


(Com foto de capa de Vanessa Silva/PMPA)

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios