Anúncios

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas com a presença de nuvens no decorrer do dia na maioria das localidades. Chance de chuva de verão bastante localizada na segunda metade do dia, especialmente em pontos do Norte e do Nordeste do estado, como na Serra.

Calor no Rio Grande do Sul

DENIS GOERL

O dia começa com mínimas mais altas do que neste domingo, quando chegou a fazer 7ºC no Sul do estado e 12ºC no extremo Sul de Porto Alegre, entretanto o amanhecer é ameno. Aquece rapidamente com a presença do sol durante a manhã e a tarde será de calor, mais intenso no Oeste e no Noroeste do estado.

Porto Alegre terá temperaturas entre 19°C e 31°C. Na Serra e nos Campos de Cima da Serra, Caxias do Sul registra 16°C a 29°C, Ausentes terá mínima de 13°C e máxima de 25°C, enquanto Vacaria variará de 14°C a 28°C. No Oeste catarinense, Joaçaba terá 18°C a 30°C, Chapecó de 19°C a 32°C e São Miguel de 19°C a 33°C.

No Norte e Noroeste gaúcho, Erechim variará de 17°C a 30°C, Passo Fundo de 17°C a 31°C e Santa Rosa chega a 36°C após mínima de 17°C. No Centro do Estado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Cruz Alta terão máximas de 33°C, com mínimas entre 17°C e 18°C, enquanto Santiago também alcança 36°C.

No Oeste, Uruguaiana varia de 21°C a 36°C, Alegrete de 19°C a 34°C e Livramento de 16°C a 32°C. Na Campanha e no Sul, Bagé registra 16°C a 33°C, Pelotas tem 18°C a 29°C, Rio Grande varia de 19°C a 28°C e Chuí também entre 19°C e 28°C.

O calor retorna com força nesta semana e marca o início de um novo período prolongado de temperaturas acima a muito acima da média. Um grande número de localidades deve registrar máximas acima de 35°C, com possibilidade em alguns dias de valores próximos ou ao redor de 40°C, não se descartando marcas pontuais acima disso.

O calor mais intenso começa pelo Oeste e Noroeste, mas se espalha para as demais regiões do estado ao longo da semana, já a partir dos próximos dias. Diferentemente do episódio anterior, este período será mais úmido, o que favorece maior sensação de abafamento e noites mais quentes.

A combinação de temperaturas elevadas e umidade alta fará com que a sensação térmica fique acima do que indicam os termômetros, trazendo grande desconforto térmico em vários dias.

Apesar do calor persistente, a instabilidade tende a moderar momentaneamente as temperaturas em alguns momentos. A atmosfera mais quente e úmida cria condições muito favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva e temporais de verão, que devem se tornar frequentes a partir do meio da semana e quase diários em algumas áreas.

Há risco de episódios localmente fortes a intensos, com chuva volumosa em curto período, alagamentos, descargas elétricas, além da possibilidade de vendavais isolados e queda localizada de granizo. O cenário de calor e instabilidade deve se estender também para a próxima semana.

Anúncios