A MetSul Meteorologia alerta que hoje, amanhã e quinta são três dias de elevado risco meteorológico no Rio Grande do Sul com perspectiva de chuva forte a intensa em várias localidades, temporais isolados e ainda vento muito forte de natureza ciclônica.

Vento muito forte a significativamente intenso de natureza ciclônica pode trazer quedas de árvores, postes e destelhamentos com falta de luz amanhã e principalmente na quinta no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul | CESAR LOPES/PMPA/ARQUIVO
O que vai acontecer, quais os riscos e qual a cronologia? A instabilidade, que atua no estado desde sábado, ingressa nesta terça-feira no seu período mais crítico pela atuação de uma frente fria.
O sistema traz chuva e risco de temporais isolados desde cedo para o Oeste e o Sul, avançando no decorrer do dia para outras regiões do estado, gerando instabilidade com caráter generalizado da tarde para a noite.
De forma localizada, em vários pontos, a chuva pode ser por vezes forte a intensa na chegada da frente. Encontro do ar frio com ar quente pode ainda gerar tempestades isoladas de vento e granizo, algumas fortes a severas. Não se pode até descartar o risco de tornados pela grande divergência entre correntes de vento com ar quente e frio.
Nesta quarta, a frente fria ainda traz chuva para a maior parte do Rio Grande do Sul e um centro de baixa pressão passa a atuar no território gaúcho, o que vai reforçar a instabilidade com chuva localmente forte e principalmente vento.
Será um dia frio e ventoso, mas o vento mais intenso deve ocorrer na Metade Sul do estado com rajadas que podem ficar entre 70 km/h e 90 km/h e até superiores, sobretudo no Litoral Sul.
Na quinta-feira, um dia de muito alto risco ou mesmo crítico em parte do estado. A baixa pressão se converte em um ciclone entre o Norte da Lagoa dos Patos e o Litoral Norte gaúcho, trazendo vento muito forte a significativamente intenso no Sul e no Leste gaúcho.
Haverá rajadas em média de 60 km/h a 80 km/h, em alguns pontos até de 80 km/h a 100 km/h, e possivelmente superiores. Há simulações por computadores indicando até vento de 110 km/h a 130 km/h na Lagoa dos Patos e em parte da costa, especialmente entre São José do Norte e Tramandaí.
O vórtice do ciclone exatamente sobre o Leste do Rio Grande do Sul com a oclusão da frente fria ainda pode causar chuva por vezes intensa com altos volumes em alguns pontos no Leste gaúcho no decorrer do dia.
Sob este cenário, haverá transtornos como quedas de árvores, postes, destelhamentos e principalmente falta de luz, que pode atingir um número significativo de pessoas, em especial na área da CEEE que é a empresa concessionária responsável por Porto Alegre, o Sul e o Litoral gaúcho.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.