Excepcionalmente forte massa de ar de origem polar seguia avançando pelo Cone Sul da América nesta segunda-feira com temperaturas extremamente baixas e neve em locais em que o fenômeno é pouco comum. O ar gelado traz agora a sequência de noites mais frias do ano em centenas de cidades do Sul do Brasil.

DANIEL GARCIA/AFP/,METSUL
As mínimas congelantes no começo da segunda-feira na Argentina desceram a -18,4ºC em Maquichao; -18,2ºC em Esquel; -16ºC em Malargue; -15ºC em Chapelco; -14,6ºC em Perito Moreno; e -13,9ºC em Bariloche.
A cidade de Buenos Aires experimentou uma das tardes mais frias já observadas em um século na capital argentina com a temperatura chegando apenas à casa de 5ºC. No outro lado da margem do Rio da Prata, nevou em pontos de Montevidéu. A neve chegou ainda ao Norte da Argentina com registros em Salta e Jujuy.
No Rio Grande do Sul, as temperaturas também foram atipicamente baixas. Ao meio-dia, estações na Campanha e na Serra do Sudeste reportavam apenas 2ºC a 4ºC, o que é incomum para o horário na região.
Às 15h, estações do Instituto Nacional de Meteorologia marcavam 3,0ºC em São José dos Ausentes; 4,0ºC em Bom Jesus; 4,6ºC em Cambará do Sul; 5,0ºC em Caxias do Sul; 5,1ºC em Vacaria; 5,7ºC em Erechim; 5,2ºC em Canguçu; 5,8ºC em Bagé; 6,0ºC em Passo Fundo; 6,6ºC em Rio Grande; e 6,9ºC em Caçapava do Sul.
No fim da tarde desta segunda-feira, algumas cidades do Serra do Sudeste da região das Hortênsias já estavam com 1ºC. Nos Campos de Cima da Serra, na área de São José dos Ausentes, ainda garoava com 2ºC.
O pior do frio, entretanto, ainda está por chegar. Todas as madrugadas até o final desta semana terão marcas negativas no Rio Grande do Sul, mas as mais frias serão as desta terça, quarta e quinta, sobretudo as desta terça e quarta que terão marcas generalizadas ao redor de 0ºC e negativas no estado.
O frio será maior que a da semana passada principalmente em cidades do Oeste, Centro e do Sul do Rio Grande do Sul, onde as marcas serão excepcionalmente baixas.
Pontos da fronteira com o Uruguai e baixadas da Campanha podem anotar marcas extremas com até -5ºC a -7ºC. Já na região da Serra do Sudeste, nas áreas de Pedras Altas e Pinheiro Machado, existe a possibilidade de as estações locais de baixada indicarem até -6ºC a -8ºC.
Na Serra, vários municípios devem ter entre -2ºC e -6ºC com as mais baixas temperaturas em baixadas e fundos de vales. Nos Campos de Cima da Serra, mínimas de -5ºC ou menos com possibilidade de extremos em baixadas de -6ºC a -9ºC, em particular na área de São José dos Ausentes.
Em Porto Alegre, as madrugadas mais frias devem ser as desta terça e quarta, podendo a temperatura descer a valores de 1ºC a 2ºC no Jardim Botânico e ao redor de 0ºC ou um pouco abaixo de zero em pontos do Sul, Leste e Norte da cidade. Na área metropolitana, nas duas madrugadas são projetadas mínimas de -1ºC a 1ºC na maioria dos pontos.
Chamamos atenção que o frio não vai se limitar ao período noturno e que fará frio o dia todo até quarta-feira. Na terça e na quarta, mesmo com sol e tempo aberto, as máximas não sobem muito e serão baixas com frio intenso já a partir do fim da tarde e geada se formando ainda no início da noite em várias cidades.
Em Santa Catarina, a temperatura cairá abaixo de zero em grande número de cidades com marcas negativas no Oeste, Meio-Oeste e nos Planaltos Sul e Norte. No Planalto Sul, mínimas de -8ºC a -10ºC são possíveis. No Paraná, com nuvens e menor advecção de ar gelado, o impacto desta massa de ar frio não será comparável ao registrado na semana passada com temperatura mais baixa no Sudoeste e no Sul do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.