Começa pelo Sul do Rio Grande do Sul a mudança do tempo que precede a chegada de uma massa de ar frio que vai trazer um enorme refresco a partir deste fim de semana para os gaúchos, assim como já foi antecipado pela MetSul Meteorologia.

Mudança do tempo com aproximação de ar frio pela Argentina e o Uruguai induz chuva nesta sexta em várias regiões gaúchas como a Serra (foto) e Porto Alegre | JAQUELINE ZATTERA
Áreas de instabilidade se formaram com chuva isolada do meio para o fim da tarde em áreas perto da fronteira com o Uruguai e no Sul gaúcho. No outro lado da fronteira, no departamento uruguaio de Cerro Largo, chegou a cair granizo de médio a grande tamanho em pontos isolados.
A mudança do tempo já se fez sentir hoje em cidades do Rio da Prata que amargaram calor extremo no último dia do ano. Na cidade de Buenos Aires, onde no dia 31 fazia 39ºC às 15h, neste primeiro dia do ano a temperatura era de 28ºC, ou 11ºC a menos que na véspera.
O sol aparece em grande parte do Rio Grande do Sul nesta primeira sexta-feira de 2026, mas o tempo não estará firme e se espera a ocorrência de chuva em diferentes regiões do estado no decorrer do dia.
O avanço de uma frente fria com pouca atividade e desorganizada, que começa a ingressar a partir do Sul, impulsionada por massa de ar frio que começa a avançar pelo Centro da Argentina, vai gerar áreas de instabilidade isoladas com chuva irregular e localizada.
Já pode chover de madrugada e de manhã em alguns pontos, mas a instabilidade será maior da tarde para a noite. Chance maior de chuva na Metade Norte, especialmente entre a Grande Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte.
Alerta-se que, isoladamente, a chuva pode ser forte e com risco de temporais com granizo e vento forte, mas enfatizamos que em caso de tempo severo as ocorrências devem ser pontuais e não se projeta risco de tempestades mais amplo.
Segue o calor ainda nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul, mas menos intenso que nos últimos dias e em várias cidades as máximas já ficam abaixo dos 30ºC. O calor mais forte atua na Metade Oeste, em particular em áreas perto da Argentina, com 33ºC a 35ºC.
O grande refresco chega no fim de semana. A primeira massa de ar frio de 2026 chegará ao longo do sábado e vai trazer uma grande queda da temperatura com enorme alívio do calor, esperando-se chuva em parte do estado no sábado, como em Porto Alegre.
Trata-se de uma incursão de ar frio de forte intensidade para esta época do ano, mas ninguém deve esperar temperaturas baixas durante o dia. Os efeitos serão mais sentidos à noite e ao longo do dia vai proporcionar marcar agradáveis e moderar o calor, conforme a região.
A queda da temperatura no Rio Grande do Sul será sentida já a partir deste sábado com marcas agradáveis durante o dia que devem ficar entre 20ºC e 25ºC na maioria das cidades.
As madrugadas mais frias serão as do domingo e segunda-feira, embora ainda faça frio em baixadas de locais de altitude na terça. As menores mínimas são previstas para a segunda com 10ºC a 15ºC na maior parte do Rio Grande do Sul, 7ºC a 10ºC no Sul do estado e Serra do Sudeste, 12ºC a 14ºC na Grande Porto Alegre, 15ºC em Porto Alegre, e até 3ºC a 5ºC em baixadas dos Aparados da Serra.
O ingresso de massas de ar frio nesta época do ano, mesmo sem ciclone, costuma vir acompanhado de vento. É o que se espera na chegada do ar frio no sábado com possibilidade de rajadas de vento de 50 km/h a 80 km/h no Sul e no Leste do território gaúcho. Isoladamente, não são afastadas rajadas até mais fortes.
A MetSul Meteorologia não descarta a possibilidade de geada fraca e isolada, em especial na segunda-feira, em áreas de baixadas e fundos de vales dos Aparados da Serra e do Planalto Sul Catarinense.
