O Rio Grande do Sul experimentou uma quarta-feira de calor intenso, o que com o avanço de uma frente fria a partir do Uruguai acabou em chuva localmente forte e temporais isolados em diferentes regiões do estado.

Chegada do temporal na tarde desta quarta em Livramento | FABIAN RIBEIRO
Estações registraram no interior máximas de 38,5°C em Estrela; 38,0°C em Santa Cruz do Sul; 37,9°C em Marques de Souza; 37,4°C em Ijuí; 37,3°C em Venâncio Aires; 37,2°C em Bom Princípio e Teutônia; 37,1°C em Candelária; 37,0°C em São Paulo das Missões; 36,9°C em Maratá; 36,8°C em General Câmara; 36,7°C em Vale do Sol e Riozinho; 36,6°C em Portão; e 36,5°C em Três Coroas, Montenegro e Doutor Maurício Cardoso.
Os termômetros indicaram ainda na tarde desta quarta máximas de 36,4°C em Sinimbu; 36,3°C em Maçambará, Colinas e Porto Xavier; 36,2°C em São Borja e São Sepé; 36,1°C em Rio Grande, Santa Clara do Sul, Santa Vitória do Palmar, Poço das Antas e Rio Pardo; e 36,0°C em Triunfo e Vale Verde.
Na Grande Porto Alegre, as máximas desta quarta chegaram a 36,3ºC em Campo Bom; 35,9ºC em Sapucaia do Sul; 35,8ºC em São Leopoldo; 35,3ºC em Viamão; 34,5ºC em Gravataí; e 34,4ºC em Cachoeirinha e Porto Alegre (Jardim Botânico).
Frente fria ingressou a partir do Oeste e o Sul, encontrando o ar muito quente em sua dianteira, o que gerou múltiplas células de instabilidade com chuva localmente forte e temporais isolados de vento e granizo.
Em Livramento, na fronteira com o Uruguai, a chuva que chegou durante a tarde foi forte e anotou 40 mm em curto intervalo. Em Rosário do Sul, a chuva forte trouxe pontos de alagamentos. Em Santa Maria, no Centro do estado, caiu granizo miúdo no temporal que veio com chuva e vento forte na região.
Dados de estações meteorológicas indicaram até o começo da noite desta quarta rajadas de vento de 88 km/h em São Pedro do Sul; 76 km/h em Cachoeira do Sul; 72 km/h em Lavras do Sul; 71 km/h em São Sepé; e 70 km/h em Alegrete.
Nesta noite de quarta, o risco de chuva localmente forte e de temporais isolados com rajadas de vento forte e granizo prossegue do Centro para o Norte gaúcho. Porto Alegre e região metropolitana estão entre as áreas de risco.
A previsão da MetSul indica que o sol chega a aparecer com nuvens em diferentes pontos do Rio Grande do Sul nesta quinta, mas haverá maior nebulosidade sobre o estado. Chove muito isoladamente já no começo do dia no território gaúcho, mas a instabilidade maior ocorre da tarde para a noite pelo aquecimento diurno que forma nuvens mais carregadas.
A chuva será bastante irregular e mal distribuída nesta quinta-feira, o que fará com que não chova em todas as cidades, mas isoladamente pode ser forte e com risco de temporais localizados com raios e vento.
Embora haja risco de ainda temporais isolados nesta quinta, o perigo maior de tempo severo no entendimento da MetSul Meteorologia é maior na sexta-feira e no sábado pela formação de um ciclone extratropical entre províncias do Nordeste da Argentina e o Uruguai.
