Anúncios

Os gaúchos experimentaram ontem uma guinada do tempo. Antes da chegada da frente fria, corrente de jato em baixos níveis trouxe fortes a intensas rajadas de vento Norte, quente e seco, que passaram dos 80 km/h em Santa Maria, no Vale do Taquari e na área de Soledade. Em Porto Alegre, atingiram 60 km/h. Depois foi a ventania de Oeste e Sul acompanhando a chegada da frente fria e do ar polar.

A temperatura desabou no Rio Grande do Sul. No começo da tarde, cidades dos vales e da Grande Porto Alegre, ainda na dianteira da frente, tinham temperatura ao redor de 30ºC enquanto na fronteira com o Uruguai e na Serra do Sudeste, onde o ar polar ingressava, já fazia 8ºC ou 9ºC. Porto Alegre teve 29ºC no aeroporto às 15h e às 21h fazia 14ºC. O ar polar toma conta do Estado hoje e traz um dia frio tipicamente invernal.


Temperatura prevista pelo modelo WRF pro amanhecer desta quinta-feira

Detalhe é que essa massa de ar frio não progride muito. Por isso, a próxima madrugada deve ser gelada no Centro, Oeste e no Sul com marcas entre 0ºC e 3ºC na maioria das cidades destas regiões, inclusive com mínimas abaixo de zero em alguns pontos, o que vai trazer geada ampla nestas áreas, contudo mais ao Norte gaúcho as mínimas não devem ser tão baixas no Planalto, Alto Uruguai e Aparados. Cidades mais ao Sul da Serra como Caxias, Gramado e Canela devem ser mais impactadas por esta incursão de ar frio que as tradicionalmente mais geladas, situada mais ao Norte e de maior altitude, como Cambará do Sul, Bom Jesus e Ausentes.


Mapas de anomalia de temperatura de hoje (frio) e o próximo sábado (quente)

Será um episódio de frio curtíssimo, já que na sexta ar quente volta a invadir o Estado, gerando instabilidade. O sábado deve ser muito quente no Rio Grande do Sul com marcas de até 30°C em algumas regiões. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios