O clima de inverno avança neste começo de setembro no Sul do Brasil com uma massa de ar frio se instalando na região depois da passagem de uma frente fria que trouxe chuva, vendavais com estragos e queda de granizo entre o final da quinta-feira e a sexta-feira no caso do Rio Grande do Sul. O sistema frontal neste sábado vai estar entre o Paraná e São Paulo com nebulosidade e chuva em alguns pontos, o que traz queda de temperatura.
O sábado começou com muito baixa sensação térmica no Rio Grande do Sul pelo vento que soprou com rajadas em diversas regiões, inclusive em Porto Alegre. Consequência do contraste de pressão atmosférica entre um centro de alta pressão de 1.208 hPa no Centro da Argentina ao qual está associado a massa de frio e um ciclone extratropical de 996 hPa no Oceano Atlântico, a mais de mil quilômetros a Sudeste do território gaúcho.
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado, entretanto parte do dia vai ter nuvens ainda em algumas regiões. Maior nebulosidade com céu nublado e/ou encoberto em alguns momentos no Leste do estado na primeira metade do dia com tempo mais aberto durante a tarde.
Uma massa de ar frio atua no território gaúcho e traz temperatura baixa com sensação de frio tanto no começo como no final do dia, mas a tarde deste sábado é amena com máximas entre 15ºC e 16ºC na maior parte do estado gaúcho, incluindo Porto Alegre. Ao fim da tarde, esfria muito acentuadamente.
Amanhã, o sol predomina com amplos períodos de céu claro em diversas regiões. O centro de alta pressão de 1.028 hPa vai estar sobre o estado, o que vai garantir o tempo firme. Nuvens até aparecem em parte do dia em algumas áreas, como no Norte gaúcho. O amanhecer deve ter ainda neblina e nevoeiro em diferentes pontos, mas que logo dão lugar ao sol.
A madrugada e o amanhecer deste domingo serão de muito frio com geada em grande número de cidades gaúchas e catarinenses. A maioria dos municípios do Rio Grande do Sul terá mínimas abaixo de 5ºC e em alguns ocorrem marcas negativas, o que se repete em diversos pontos de Santa Catarina.
Nos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense, marcas tão baixas quanto -3ºC a -6ºC, e até inferiores nas baixadas das maiores elevações de Santa Catarina. Mínimas abaixo de zero também na Serra do Sudeste, onde o frio vai rivalizar com os Aparados. Em Porto Alegre, mínima de 5ºC a 6ºC com até 3ºC na área metropolitana, onde deve gear em alguns pontos.
Embora o frio cedo, a tarde terá temperatura agradável na maior parte do Sul do Brasil. São esperadas máximas mais elevadas que neste sábado. Porto Alegre, por exemplo, deve registrar máximas de 18ºC a 19ºC. Grande parte do interior, inclusive locais da Serra, deve ter marcas de 17ºC a 19ºC no domingo à tarde. Volta a fazer frio à noite, precedendo mais uma madrugada de temperatura baixa na segunda-feira.