Um grande ciclone extratropical atua neste momento no Atlântico Sul e voltará a ser responsável por trazer chuva para o Rio Grande do Sul agora na segunda metade da semana. A precipitação, enfatiza a MetSul Meteorologia, alcançará apenas parte do Estado. 

Nuvens associadas às bandas de nebulosidade do ciclone se movem de Leste para Oeste e vão avançar do mar para o continente, trazendo chuva para o Leste do Sul do Brasil entre hoje e sábado. Os mapas mostram as projeções de chuva para esta segunda metade da semana dos modelos Icon e WRF, disponíveis na seção de mapas.


No caso do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira não se descarta chuva muito isolada na faixa litorânea, sobretudo no Litoral Sul. Amanhã, quinta-feira, a chuva isolada deve alcançar mais pontos da faixa Leste e talvez até a região de Porto Alegre. Na sexta, às precipitações alcançam mais pontos do Leste gaúcho, atingindo até os vales do Centro do Estado. No sábado, a circulação ciclônica começa a recuar, mas localmente ainda deve chover no Leste gaúcho.


As precipitações associadas à circulação de umidade do ciclone serão muito irregulares, mas isoladamente podem ocorrer até pancadas fortes. Como é comum em circulação ciclônica, ocorre sol e chuva ao mesmo tempo com formação de arco íris.