Anúncios

Um grande centro de alta pressão atmosférica, de 1033 hPa, atua neste momento sobre o Oceano Atlântico a Leste do Sul do Brasil ao Sul da Região Sudeste, impactando as condições do tempo nas duas regiões, além do Nordeste do Centro-Oeste.

METSUL

O centro de alta pressão está associado à massa de ar frio que atua agora no Centro-Sul do país com temperaturas abaixo a muito abaixo da média desta época do ano em vários estados. O Planalto Sul Catarinense e o Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, tiveram temperatura abaixo de zero hoje cedo.

Um centro de alta pressão, também chamado de anticiclone, é uma região da atmosfera onde o ar é mais denso e tende a se mover de cima para baixo — movimento conhecido como subsidência.

Esse ar descendente inibe a formação de nuvens, pois dificulta a ascensão de massas de ar úmidas, o que resulta em céu limpo, pouca nebulosidade e tempo seco. Por isso, os sistemas de alta pressão estão geralmente associados a condições estáveis e ensolaradas, especialmente quando permanecem estacionados sobre uma região por vários dias.

Nos mapas meteorológicos, como o da MetSul Meteorologia acima, um centro de alta pressão aparece marcado pela letra “A” e apresenta isóbaras (linhas de igual pressão) concêntricas, com os valores aumentando em direção ao centro.

Como curiosidade, aqui no Hemisfério Sul, os ventos ao redor de uma alta pressão giram no sentido anti-horário, enquanto no Hemisfério Norte giram no sentido horário, devido ao efeito de Coriolis.

Este grande centro de alta pressão tem uma série de impactos nas condições do tempo do Sul e do Sudeste do Brasil que você confere a seguir:

Frio no Sul e no Sudeste

A massa de ar frio de forte intensidade para esta época do ano está associada a este anticiclone (centro de alta pressão), trazendo baixas temperaturas para a segunda metade de outubro e até formação de geada em cidades de maior altitude.

Instabilidade costeira

Os ventos úmidos que sopram do mar para o continente pela circulação da alta pressão encontram o relevo da Serra do Mar e provocam nuvens e precipitação isolada entre os litorais de Santa Catarina e do Rio de Janeiro.

Tempo firme

A influência da alta pressão e sua subsidência garante tempo firma na maior parte do Centro-Sul do Brasil no momento com predomínio do sol. Serão vários dias seguidos com sol por conta do centro de alta.

Vento

O contraste térmico entre o aquecimento maior no continente com o ar frio associado ao centro de alta pressão sobre o mar traz vento moderado a forte até o final da semana do quadrante Leste no Rio Grande do Sul, especialmente em horas da tarde e noite. As rajadas devem ficar entre 40 km/h e 70 km/h. Porto Alegre já teve hoje vento de 50 km/h.

Frente fria

Uma frente fria avança impulsionada pelo centro de alta pressão e traz chuva para áreas do Norte de Minas Gerais, Norte de Goiás, Tocantins e Bahia. Os volumes de chuva no Leste da Bahia devem ser muito altos nesta semana à medida que a frente passa a ser semi-estacionária.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios