Anúncios

Umidade do ar caiu a apenas 11% hoje em São Joaquim | MYCCHEL LEGNAGHI

A umidade relativa do ar caiu a níveis desérticos na tarde de hoje nas cidades de maior altitude do Sul e do Sudeste do Brasil, de acordo com dado de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia. Houve registros de umidade de apenas um dígito, portanto abaixo de 10%.

Conforme os dados, no Rio Grande do Sul, a umidade do ar caiu a apenas 11% em São José dos Ausentes, que é o município de maior altitude do estado gaúcho (1.200 metros). O mesmo valor foi observado em São Joaquim, um dos municípios mais altos de Santa Catarina (1.360 metros na sede).

Na Região Sudeste, em São Paulo, a umidade caiu a 7% em Campos do Jordão (1.600 metros). Já no Rio de Janeiro, a estação do Parque Nacional de Itatiaia, acusou umidade de apenas 8% nesta sexta-feira.

No Sul de Minas Gerais, as cidades de maior altitude da região também anotaram valores de umidade do ar excepcionalmente baixos nesta sexta. Monte Verde (1.550 metros) teve 8%. Por sua vez, Delfim Moreira (1.200 metros) desceu a 14%.

A umidade do ar extremamente baixa é resultado de uma massa de ar muito seco que cobre há dias o Centro e o Sul do Brasil com tempo aberto e ensolarado, noites frias e tardes agradáveis ou até quentes.

Justamente o ar extremamente seco, como em deserto, tem feito que as noite sejam muito frias, mesmo ausente uma massa de ar frio. Hoje, as mínimas foram de -2,0ºC em São José dos Ausentes (RS), -2,3ºC em São Joaquim, -1,7ºC em Campos do Jordão (SP), -4,3ºC no Parque Nacional de Itatiaia (RJ), -4,9ºC em Delfim Moreira (MG) e -0,1ºC em Monte Verde (MG).

Com o ar extremamente seco, o fim de semana novamente terá madrugadas muito frias e com mínimas abaixo de zero e geada em baixadas e fundos de vales destes municípios de maior altitude do Sul e do Sudeste do Brasil.

Os valores observados hoje em algumas destas cidades de maior altitude do Sul e do Sudeste são parecidos com o que se observou hoje no deserto do Atacama, no Chile, uma das áreas mais áridas do planeta. A umidade na tarde de hoje no Aeroporto de El Loa, em Calama, caiu a apenas 4% na medição das 14h (hora de Brasília).