Fenômeno extremo conhecido como supercélula de tempestade atingiu o município do interior de São Paulo com vendaval destrutivo na madrugada deste domingo, causando uma morte, dezenas de feridos e estragos.
O vendaval provocou o desabamento de uma estrutura metálica durante uma festa de estudantes de Medicina em Regente Feijó. O episódio ocorreu no Aeropark Clube de Voo Desportivo, às margens da Rodovia Raposo Tavares.
A vítima fatal foi o empresário e farmacêutico Marcelo Giglio de Souza, de 47 anos, morador de Pirapozinho. Ele foi atingido por um galho de árvore durante o temporal, sofreu traumatismo craniano e morreu no local.
Equipes dos bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil de Regente Feijó e Presidente Prudente atuaram durante toda a madrugada no resgate das vítimas. O Hospital Regional de Presidente Prudente recebeu 14 feridos e confirmou a morte do empresário. Já a Santa Casa da cidade atendeu 21 pessoas, a maioria com ferimentos leves, e chegou a acionar protocolo de catástrofe para garantir o atendimento simultâneo.
Imagem de satélite das 2h da madrugada deste domingo mostrava poderosas áreas de instabilidade na região afetada pela tempestade severa, no Oeste de São Paulo, na área de Presidente Prudente e imediações.

METSUL
A imagem do satélite meteorológico GOES-19 da NOAA/NASA indicava a presença de nuvens em que a temperatura no topo atingia 80ºC a 85ºC abaixo de zero, ou seja, eram nuvens gigantescas de tempestade e que atingiam enormes altitudes.
O temporal atingiu grande parte do Oeste Paulista na madrugada deste domingo, com chuva intensa e ventos muito fortes. A MetSul Meteorologia havia emitido repetidos alertas em seu site sobre o risco de temporais no Centro-Sul do Brasil e que poderiam afetar com maior intensidade o Paraná e São Paulo, o que foi reiterado em vídeos de alerta.
O temporal foi consequência de um centro de baixa pressão que se deslocou do Paraguai para o Paraná, formando nuvens de tempestades com temporais localmente fortes a severos de vento e granizo que causaram estragos também no território paranaense durante o sábado.
O município de Regente Feijó foi atingido por uma das múltiplas células de tempestade que se formou no ambiente de extrema instabilidade com as nuvens carregadas na região e possivelmente de caráter supercelular.
Uma supercélula de tempestade é o tipo mais intenso e perigoso de nuvem de tempestade e costuma se formar em ambientes com grande instabilidade, alta umidade e forte cisalhamento do vento, condições que permitem o desenvolvimento de estruturas verticais massivas, com topos que podem ultrapassar 15 quilômetros de altura.
As supercélulas são capazes de produzir chuva e granizo muito fortes, ventos destrutivos e tornados. Diferentemente das tempestades comuns, elas podem se manter ativas por várias horas e percorrer longas distâncias.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
