Ciclone extratropical se formou nas últimas horas na foz do Rio da Prata e nesta quinta-feira gradualmente se afasta do continente no sentido Sudeste, sobre o Atlântico Sul. 

O sistema foi responsável ainda deixa o tempo ventoso no Uruguai e foi responsável por trazer fortes vento no Sul e no Leste do país durante a tarde desta quarta-feira com rajadas de 45 nós (83,4 km/h) no aeroporto de Laguna del Sauce, departamento de Maldonado. Em Montevidéu, estações automáticas particulares registraram 77,2 km/h no bairro de Bella Vista e no Palácio de la Luz. 

O centro de baixa pressão que deu origem ao ciclone trouxe chuva em altos volumes em parte do Uruguai com alagamentos. Casos de Rocha e Cerro Largo. Em Vergara (foto), choveu mais de 125 mm. Na região do Chuí e de Santa Vitória do Palmar, choveu mais de 100 mm localmente em medições de proprietários rurais. 

No Rio Grande do Sul, como esperado, o vento foi mais forte no Litoral Sul. Estação do Instituto Nacional de Meteorologia na Barra do Chuí acusou 76,3 km/h à tarde. Em Rio Grande, as operações de embarque e desembarque no porto foram suspensas pelo mar muito agitado com ondas de até três metros. 

Nesta quinta-feira, o vento ainda sopra moderado a forte com rajadas em áreas costeiras do Uruguai e do Rio Grande do Sul, nos Litorais Sul e Norte gaúcho, mas sem rajadas intensas capazes de provocar danos. 

Frente fria, associada ao ciclone, avança pelo Rio Grande do Sul nesta quinta e traz instabilidade, mas a chuva será muito irregular a ponto de nem chover em muitas cidades e o tempo abrir com sol em vários municípios. 

A instabilidade será maior na Metade Norte, onde choverá em maior número de pontos, não se descartando algum temporal muito isolado devido à presença de ar quente e uma corrente de jato em baixos níveis. 

Esta corrente foi responsável por trazer ar quente ontem pro Norte e o Nordeste gaúcho com 31,3ºC em Feliz e 30,2ºC em Parobé. Junto com o ar quente veio fumaça de queimadas que realçou as cores do sol ao amanhecer e entardecer. Na mesma hora em que os vales passavam de 31ºC e a Serra tinha até 27ºC, o ar frio impulsionado pelo ciclone trazia 12ºC ontem à tarde em Uruguaiana.

No ingresso de ar mais frio nesta quinta-feira, após a passagem da frente, haverá queda de temperatura que pode ser acompanhada por algumas rajadas de vento que não fugirão ao normal na entrada de ar frio, situando-se entre 30 km/h e 50 km/h na maioria das cidades com rajadas isoladamente superiores.