Anúncios

As chuvas trazidas pelo ciclone tropical Alfred causaram acumulados superiores a 1000 mm em partes do sudeste de Queensland, na Austrália, nos últimos cinco dias. A precipitação começou na terça-feira da semana passada e se intensificou conforme o sistema avançava para a costa.

Depois de passar dias próximo à costa como um ciclone tropical de categoria 2, atingindo um trecho de 400 quilômetros do litoral, Alfred enfraqueceu para uma depressão tropical antes de tocar o solo na noite de sábado.

Alfred tocou o solo como uma baixa tropical no sábado à noite e seguiu para o interior no domingo e segunda-feira. A longa permanência do ciclone sobre a região causou uma sequência de chuvas intensas e persistentes. Além disso, períodos curtos de precipitação extrema provocaram inundações repentinas.

Algumas áreas receberam mais de um metro de chuva em cinco dias, conforme um levantamento do Weatherzone. Upper Springbrook, em Queensland, registrou o maior volume, com 1111 mm. Lower Springbrook acumulou 1010 mm, enquanto Dorrigo, em Nova Gales do Sul, teve 850 mm. Tallebudgera Creek Dam, também em Queensland, somou 820 mm, e Huonbrook, em Nova Gales do Sul, registrou 721 mm.

Entre os volumes mais impressionantes registrados em 24 horas até a manhã de segunda-feira, Diamond Valley acumulou 433 mm, Wongawallan recebeu 410 mm e West Woombeye teve 391 mm. Em Kingsholme, Montego Hills, o total foi de 357 mm. Tomewin, em Nova Gales do Sul, registrou 282 mm, enquanto Brisbane acumulou 275,2 mm.

Chuvas intensas em curtos períodos agravaram os impactos. Na manhã de domingo, Hervey Bay, em Queensland, registrou 224 mm em três horas. Na noite de domingo, Kingsholme, Montego Hills, acumulou 207 mm em seis horas. Já na manhã de segunda-feira, Maleny, em Queensland, teve 112 mm em três horas. Em Fred Haigh Highway, no domingo à tarde, o volume foi de 105 mm em apenas uma hora.

A cidade de Brisbane registrou seu dia mais chuvoso em 51 anos, com 275,2 mm acumulados até as 9h de segunda-feira. Esse foi o maior volume em 24 horas desde 1974, quando 314 mm caíram antes das devastadoras enchentes do Rio Brisbane causadas pelo ciclone Wanda.

Esse também foi o quinto dia mais chuvoso já registrado na cidade e o segundo maior volume de chuva para março, ficando atrás apenas de 1908. Desde quarta-feira, Brisbane acumulou 466,6 mm de chuva, valor três vezes e meia superior à média histórica do mês de março, que é de 132,9 mm.

DAVID GRAY/AFP/METSUL

As chuvas causaram inundações severas, bloqueando estradas em Queensland e Nova Gales do Sul. Os rios devem permanecer elevados por vários dias enquanto as águas descem pelo curso natural. Autoridades alertam para o perigo de atravessar áreas alagadas. Apenas 15 cm de água em movimento podem deslocar um carro pequeno, enquanto 60 cm são suficientes para arrastá-lo completamente.

Rajadas de vento e as chuvas torrenciais deixaram mais de 250 mil propriedades sem energia e inundaram partes da costa leste da Austrália, informaram as autoridades.

DAVID GRAY/AFP/METSUL

Mesmo com o avanço do sistema para o interior, centenas de milhares de pessoas continuavam sem eletricidade. Imagens de vídeo mostraram ruas inundadas com água até os joelhos em algumas das áreas mais atingidas no sudeste de Queensland e no nordeste de Nova Gales do Sul.

Em apenas algumas horas, a cidade turística de Hervey Bay, em Queensland, recebeu 230 mm de chuva, alagando casas e forçando resgates em meio às águas rápidas, afirmou o primeiro-ministro do estado, David Crisafulli, em uma coletiva de imprensa.

As concessionárias informaram que cerca de 268 mil residências e empresas no sudeste de Queensland, além de 12.500 no nordeste de Nova Gales do Sul, continuavam sem energia.

“As pessoas precisam estar preparadas para ficar sem eletricidade por vários dias”, alertou a Essential Energy, de Queensland.

Os principais desafios para restabelecer a energia são as enchentes em rios e córregos, vegetação caída e deslizamentos de terra que bloqueiam estradas, explicou a empresa em comunicado.

DAVID GRAY/AFP/METSUL

O corpo de um homem de 61 anos foi encontrado no sábado, um dia depois de sua caminhonete ser arrastada de uma ponte para um rio no norte de Nova Gales do Sul. Ele conseguiu sair do veículo e tentou se segurar em um galho, mas foi levado pela correnteza, informaram as autoridades.

DAVID GRAY/AFP/METSUL

Em outro incidente no sábado, 13 soldados ficaram feridos e foram hospitalizados após dois caminhões militares capotarem durante uma operação para desobstruir estradas perto da cidade de Lismore, em Nova Gales do Sul.

Doze soldados ainda estavam hospitalizados no domingo, dois deles em estado grave, disse o primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, em uma coletiva de imprensa. O tempo extremo arrancou árvores na Costa Dourada, no leste da Austrália.

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, alertou que o tempo continua perigoso. “A situação em Queensland e no norte de Nova Gales do Sul continua muito grave devido às enchentes repentinas e ventos fortes”, disse Albanese. “Chuvas intensas, rajadas de vento e ressacas costeiras devem continuar nos próximos dias”, advertiu.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.