Vento forte a muito intenso atingiu entre a noite da sexta-feira (7) e o final da madrugada de hoje localidades do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul com rajadas em alguns pontos acima de 100 km/h, especialmente no setor Norte da Lagoa dos Patos, assim como era indicado pelos modelos numéricos e tinha sido alertado pela MetSul Meteorologia.

Centro do ciclone está na costa do Litoral Norte gaúcho no começo da manhã deste sábado com seu vórtice trazendo vento muito forte no Leste do estado | EARTH NULL
Conforme levantamento da MetSul Meteorologia a partir de dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia e de estações automáticas particulares (PWS), na noite de ontem a rajada mais forte ocorreu na barra do Porto de Rio Grande, no Sul do estado, com 96,3 km/h.
Na madrugada deste sábado, como o deslocamento do vórtice do ciclone de Sul para Norte pelo giro do sistema sobre o oceano, as rajadas muito fortes de vento atingiram a Lagoa dos Patos e entorno, Porto Alegre, Região Metropolitana, Região Carbonífera e o Litoral Norte.
Até às 6h da manhã, a rajada mais forte de vento em Porto Alegre se deu em estação às margens do Guaíba na zona Sul com 107 km/h entre 4h15 e 4h30. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Belém Novo, também na zona Sul, rajada de 77,4 km/h. No Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte, 63 km/h.
Estações meteorológicas indicaram ainda no começo deste sábado rajadas de vento fortes a muito fortes de 86 km/h em Canguçu, 79 km/h em Tramandaí, 73 km/h em Encruzilhada do Sul e 72 km/h em Eldorado do Sul e Viamão.
O vento ainda segue em Porto Alegre e no Sul da área metropolitana com rajadas esporádicas de 60 km/h a 90 km/h, conforme o ponto, na manhã deste sábado. Da tarde para a noite, a tendência é de diminuição do vento.
O campo de vento mais forte se move neste momento pelo Litoral Norte, com rajadas muito fortes de 70 km/h a 90 km/h e localmente superiores nesta manhã. Na sequência, as rajadas fortes atingem o Leste de Santa Catarina e até a noite o Sul e o Leste do estado de São Paulo.
