Anúncios

Imagem de satélite do GOES-16 mostrava o ciclone no Atlântico a Leste do Rio Grande do Sul na tarde desta segunda-feira | NOAA

Ciclone extratropical se formou no fim de semana e atua agora no Atlântico a Leste do Rio Grande do Sul. Com efeito, o sistema no oceano impulsiona ar frio e seco para o Rio Grande do Sul. O resultado foi uma enorme diferença de temperatura de ontem para hoje no território gaúcho.

A previsão da MetSul é de mínimas mais baixas nesta terça-feira em todo o Rio Grande do Sul. Quase todos os municípios devem ter marcas abaixo de 15ºC ao amanhecer. Aliás, muitos devem ter marcas ao redor ou abaixo dos 10ºC. O Oeste, a Campanha e as baixadas da Metade Norte terão as menores mínimas.


O mapa acima mostra a projeção de temperatura do modelo WRF para 7h de terça. Em algumas áreas, por microclima, as mínimas podem ser menores ou mais altas que as do mapa

Frio já deu as caras hoje

A segunda-feira já começou fria em alguns municípios que já tinham menor cobertura de nuvens na madrugada. Foram os casos da Campanha, do Centro e Oeste do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, os termômetros indicaram ao amanhecer nesta segunda 9,5ºC em Bagé e 10,1ºC em Quaraí. Vila Nova do Sul baixou a 11,2ºC. A vizinha São Gabriel teve 11,5ºC.

Mais ao Centro gaúcho, mínimas de 11,4ºC em São Sepé e 11,7ºC em Encruzilhada do Sul, mesma mínima de Herval na Campanha. Já na Metade Norte, em locais de altitude mais elevada, São José dos Ausentes anotou 10,2ºC. Fez ainda 12,0ºC em Bom Jesus e em Soledade. Cambará do Sul registrou mínima de 12,2ºC. Em Caxias do Sul, 12,3ºC. Na Região das Hortênsias, Gramado e Canela anotaram 12,4ºC.

Radical diferença com a chegada da massa de ar frio

A temperatura máxima na tarde do domingo em Porto Alegre chegou a 34,5ºC. Hoje, a mesma estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não indicou mais de 26,1ºC. Portanto, a máxima de hoje foi mais de 8ºC inferior a de ontem na Capital.

O mesmo se repetiu na região metropolitana. Em Campo Bom, por exemplo, a máxima nesta segunda foi de 26,8ºC. Ontem, a marca foi de 35,8ºC. Na Serra, Canela foi a 28,3ºC no domingo e hoje não passou de 18,4ºC.


Ciclone

Por fim, o ciclone se afasta do continente a cada hora. Os seus efeitos, assim, se resumem a impulsionar ar seco e frio no continente e deixar o mar agitado. Enfim, não é um ciclone intenso e se trata de fenômeno muito normal e freqüente nesta época do ano.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios