Anúncios

Ciclone extratropical se formou sobre o Uruguai e se intensifica na altura do Rio da Prata na manhã deste sábado (10) com rajadas de vento muito fortes a intensas no Sul e no Leste do país vizinho que ficam perto e ao redor dos 100 km/h.

Ciclone no Uruguai

METSUL

Não se trata de um ciclone intenso, com pressão ao redor de 1.000 hPa, mas a pressão é suficientemente baixa para provocar chuva forte e intensa ventania em departamentos do Sul e do Leste uruguaio, como Montevidéu, San José, Maldonado, Canelones e Rocha.

As rajadas fortes a intensas acompanhadas de chuva vão se dar ao longo de todo este sábado nestes departamentos com velocidades entre 70 km/h e 100 km/h, mas o pior do vento deve ocorrer na área de Punta del Este, onde as rajadas ficam próximas e ao redor de 100 km/h.

Dados do Instituto Uruguaio de Meteorologia das 8h deste sábado indicam rajadas de vento de 81 km/h em Punta del Este (Maldonado), 75 km/h em Santa Teresa (Rocha), 74 km no Aeroporto de Laguna del Sauce (Maldonado) e 72 km/h em Atlantida (Canelones), mas rajadas ainda mais fortes devem ocorrer nas próximas horas.

Trata-se de ciclone de curta duração e pequeno em dimensão que vai começar a perder força e se desorganizar já neste domingo, embora a baixa pressão remanescente ainda deixe o tempo ventoso no Uruguai.

Os ventos ciclônicos, que sopram forte a intensamente por muitas horas seguidas, vão se concentrar sobre o Uruguai neste sábado. Rajadas ocorrem no extremo Sul gaúcho de até 60 km/h a 70 km/h, mas na maior parte do estado gaúcho não há indicativo de ventania forte por horas.

O risco principal no Rio Grande do Sul e nos demais estados da região Sul será outra vez a ocorrência de temporais, alguns localmente fortes a severos, como já se deu durante a sexta na fase de formação do ciclone com registro de chuva forte, vendavais e granizo no Sul do Brasil.

Podem ocorrer episódios de chuva localmente forte a intensa com volumes muito altos em curto período com risco de alagamentos, inundações repentinas e enxurradas. Novamente, temporais se formam em pontos isolados com vento forte de curta duração e granizo.

O ciclone praticamente se desfaz neste domingo com uma baixa pressão desorganizada e menos profunda que vai estar a Leste do Uruguai e a Sudeste do Chuí, deixando de gerar ventos intensos no país vizinho.

Anúncios