Anúncios

Um vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera (acima de 5 mil metros de altitude) avança hoje de Oeste para Leste entre o Norte gaúcho e Santa Catarina. Esse sistema, ao alcançar a costa catarinense, entrará em fase com centro de baixa pressão em superfície, dando origem a um ciclone extratropical no final desta sexta e no começo do sábado.


Por isso, amanhã se verá nas imagens de satélite a tradicional espiral de nuvens característica de um ciclone na costa. O vórtice trará chuva localmente forte e risco de granizo isolado hoje na Metade Norte com os maiores volumes na Serra, Vales, Grande Porto Alegre e Litoral Norte. Pode chover muito ainda no Leste catarinense, em especial no Sul de Santa Catarina.

O vento mais intenso do ciclone ficará em alto mar amanhã, mas podem ocorrer rajadas de vento hoje na segunda metade do dia e no começo do sábado no Nordeste gaúcho, principalmente nos Aparados e Litoral Norte. Vento mais forte se espera no Leste de Santa Catarina.

No fim de semana, o ciclone se afasta e o sol irá predominar com um centro de alta pressão. As noites vão ser frias e a madrugada do domingo tende a ser a mais gelada.


Ontem, o Litoral Norte teve alagamentos. Terra de Areia registrou 115 mm em só 24h. Em Porto Alegre (foto), que teve uma quinta-feira chuvosa, só ontem choveu até o começo da noite 50 mm em alguns bairros. A média de chuva histórica do mês na Capital é de 94,6 mm.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios