Um ciclone extratropical se formou, como previsto, durante esta quarta-feira no Leste do Uruguai e agora no fim do dia atuava a Leste da foz do Rio da Prata. O sistema trouxe vento de até 70 km/h na área de Punta del Este e deixou o tempo mais ventoso hoje no Sul e no Leste gaúcho. Nos Aparados da Serra, o vento passou de 60 km/h. Na barra do Porto de Rio Grande, o vento chegou a 69 km/h.

O ciclone se distancia do continente ao longo desta quinta-feira, mas ainda influenciará o tempo no Rio Grande do Sul. Isso porque a tempestade sobre o Atlântico impulsionará ar mais frio do Sul do continente para o estado e que vai avançar pelo Leste da Argentina.


O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina chegou a emitir um alerta vermelho de frio extremo para a província patagônica de Santa Cruz. A região enfrenta dias seguidos de mínimas entre -10ºC e -15ºC e máximas que durante o dia sequer passam de 0ºC. Hoje, no meio da tarde, a estação meteorológica de Calafate, em Santa Cruz, estava com 2ºC abaixo de zero.

Esta massa de ar frio da Patagônia alcança o estado agora na segunda metade da semana, impulsionada pelo ciclone no Atlântico Sul, mas não são esperados valores tão extremos de temperatura como no Sul do continente. O ar mais gelado deve chegar entre sexta e sábado.


As madrugadas mais frias são previstas entre esta quinta-feira e o domingo, mas na grande maioria das cidades as menores temperaturas devem se dar no começo do sábado. Será quando o ar mais frio atingir o estado gaúcho e com a atmosfera mais seca após a instabilidade prevista entre esta quinta e a sexta em algumas regiões.

Há previsão de mínimas ao redor de 0ºC a 2ºC na fronteira com o Uruguai, 4ºC a 6ºC no extremo Sul de Porto Alegre e de 7ºC na maioria dos bairros da capital, 3ºC a 5º C nos locais mais frios da região metropolitana, e -2ºC a 0ºC na área de São José dos Ausentes, nos Aparados.

Previsão de geada

O frio trará geada. Nesta quinta, mais no Oeste e na Campanha. Na sexta, chance maior de geada em setores do Sul gaúcho. No sábado, geada em diversas regiões, porém, especialmente, na Campanha, Serra e Aparados. No domingo, geada mais isolada no Sul e no Nordeste do estado.


Os mapas acima mostram as projeções de geada do modelo canadense para as madrugadas de quinta, sexta, sábado e domingo. Observa-se como a tendência é de gear em maior número de locais no começo do sábado.

Embora o frio cedo, não são esperadas tardes frias na maioria das localidades. Porto Alegre, por exemplo, deve ter máximas em torno de 18ºC nesta quinta, 16ºC a 17ºC na sexta, ao redor de 18ºC no sábado e de até 22ºC no domingo. Na Serra, a tarde de sexta será fria.

O tempo nesta quinta-feira

O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta, mas parte do dia pode ter céu claro em algumas regiões. A nebulosidade aumenta da tarde para a noite à medida que áreas de instabilidade avançam a partir do Nordeste da Argentina e trazem chuva até o final desta quinta para pontos do Oeste, Centro e Metade Norte do estado.

O dia começa frio no território gaúcho com as menores mínimas no Sul, Oeste e Noroeste pelo ar mais seco. Geada em pontos do Sul e da Campanha. Já a tarde no estado vai ser com temperaturas amenas e agradáveis.

Como consultar os mapas

Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.