Anúncios

A tempestade pós-tropical Gabrielle, antes um furacão que atingiu categoria 4, chegou a Portugal continental neste sábado, após atravessar os Açores, onde causou estragos e deixou 16 pessoas desalojadas. O mau tempo já provoca impactos no país, com chuva, vento forte e mar agitado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todos os distritos sob aviso amarelo ou laranja. Os distritos de Beja, Faro, Leiria, Lisboa e Setúbal estão em aviso laranja devido à agitação marítima, com ondas que podem atingir até 11 metros.

EUMETSAT

A chuva regressou de forma mais expressiva durante a tarde e noite de sábado, estendendo-se pela madrugada de domingo. Os distritos do Porto, Aveiro e Viseu devem ser os mais afetados, além das áreas de maior altitude da Guarda.

Segundo o IPMA, a precipitação será em geral moderada, mas com possibilidade de períodos fortes e acompanhados de trovoada, especialmente no litoral Oeste. No domingo de manhã, a chuva tende a perder intensidade, dissipando-se em grande parte do país durante a tarde.

O vento também se intensifica com a passagem de Gabrielle. Rajadas de 50 a 60 km/h devem ocorrer já no sábado, aumentando para valores próximos de 75 km/h durante a madrugada de domingo, considerada a fase mais crítica da tempestade.

A Proteção Civil pede cautela, sobretudo junto às zonas costeiras, por causa do risco de ondas gigantes. O mar agitado deve persistir até segunda-feira, mesmo após a chuva e o vento perderem força.

Além dos cinco distritos em aviso laranja pela agitação marítima, o IPMA colocou Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco em aviso laranja devido à chuva intensa. Os restantes distritos mantêm aviso amarelo para vento e precipitação.

O mau tempo já afetou transportes aéreos. No Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, foram canceladas nove partidas e nove chegadas. Em Lisboa, oito voos foram cancelados desde a manhã de sábado.

Nos Açores, Gabrielle deixou um rasto de ocorrências, mas sem vítimas. Foram registradas quase 200 chamadas relacionadas a quedas de árvores, inundações e danos em infraestruturas.

Apesar do fim de semana tempestuoso, a previsão aponta para uma rápida mudança. A partir de segunda-feira, o tempo volta a ser mais seco e quente, com temperaturas acima dos 30 ºC em várias regiões.

Portugal enfrenta, assim, um curto período de instabilidade associado à tempestade Gabrielle, que exige atenção redobrada da população antes do regresso do calor.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.