Anúncios

Ciclone provocou vento perto de 100 km/h e chuva intensa no Uruguai com danos em diferentes departamentos do país vizinho durante o sábado (10), mobilizando equipes de emergência e afetando serviços públicos. As áreas costeiras foram as mais impactadas pelo fenômeno.

INTENDENCIA DE MALDONADO

A Dirección Nacional de Bomberos informou que realizou múltiplos atendimentos em todo o país, principalmente relacionadas à queda de árvores, destelhamentos e obstruções de vias públicas.

Um dos episódios mais graves ocorreu no bairro Cerro, em Montevidéu, na interseção das ruas Carlos María Ramírez e Vizcaya. Um automóvel em circulação foi atingido pela queda de uma árvore durante o temporal de vento.

No veículo estavam três ocupantes, que precisaram ser retirados com a ajuda de moradores da região. Dois deles sofreram ferimentos leves e receberam atendimento, enquanto o terceiro saiu ileso, segundo informações oficiais.

Outro incidente foi registrado em Paso Carrasco, também na capital uruguaia, com um caminhão com dois ocupantes atingido por árvore, mas sem registro de pessoas feridas.

De acordo com o balanço preliminar, 13 veículos foram danificados pela queda de árvores em diferentes pontos do país. Em nenhum desses casos houve vítimas, embora os prejuízos materiais.

Além disso, o Corpo de Bombeiros atuou em 26 ocorrências relacionadas a destelhamentos, 95 de árvores caídas sobre residências e 120 envolvendo árvores que atingiram ruas e redes de energia.

As áreas mais afetadas pelo temporal foram a faixa costeira do Rio da Prata, com destaque para Montevidéu e Maldonado. A cidade de Florida também apresentou um número expressivo de atendimentos relacionados ao vento forte.

No departamento de Maldonado, o impacto foi particularmente maior. Ventos intensos e chuva persistente provocaram cortes de energia elétrica, danos estruturais e a queda de dezenas de árvores.

Punta del Este, José Ignacio e áreas adjacentes registraram interrupções no fornecimento de energia, afetando moradores e turistas. Houve registros de destelhamentos, desprendimento de chapas metálicas, danos em placas publicitárias e comprometimento de estruturas mais precárias. A queda de árvores de grande porte gerou bloqueios em vias de alta circulação.

A quanto chegou o vento com o ciclone

Dados do Instituto Uruguaio de Meteorologia indicaram rajadas de vento de 98 km/h em Punta del Este (Maldonado), 95 km/h em Florida (Florida), 94 km/h em Atlantida (Canelones), 89 km/h no Aeroporto de Laguna del Sauce (Maldonado) e 75 km/h em Santa Teresa (Rocha).

No Rio Grande do Sul, exatamente como esperado e previsto, não houve vento ciclônico, o que sopra com forte intensidade por muitas horas seguidas. O campo de vento intenso se concentrou, assim como era indicado pelas simulações dos modelos, entre o Centro, o Sul e o Leste do Uruguai.

Sistema enfraquece muito neste domingo

A pressão atmosférica começou a subir no centro da área de baixa pressão e a tendência é o ciclone perder organização e se dissipar gradualmente à medida que avança pelo Oceano Atlântico, ou seja, este sistema não mais oferece risco significativo em terra.

METSUL

A imagem de satélite da manhã deste domingo do GOES-19 da NOAA/NASA mostrava uma tênue espiral de nuvens, característica do vórtice de um ciclone, atuando sobre o extremo Sul do Rio Grande do Sul com a instabilidade mais forte em mar aberto.

O ciclone extratropical em enfraquecimento intensificava o vento no Sul gaúcho no começo deste domingo, mas sem registro de rajadas intensas e sem quaisquer riscos à população. O vento no Sul do estado seguirá fraco a moderado com ocasionais rajadas não intensas e esporádicas.

As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram até o fim da manhã deste domingo no Sul do Rio Grande do Sul rajadas de 50 km/h na reserva ecológica do Taim (Santa Vitória do Palmar) e de 44 km/h em Herval.

A circulação da baixa pressão ainda provoca instabilidade da tarde para a noite deste domingo no Rio Grande do Sul, mas na forma de chuva isolada e passageira. Muito de forma localizada, pode ter pancada forte de curta duração. O risco de temporais é baixo.

Anúncios