A tempestade tropical Pilar se distancia da América Central após deixar quatro mortos, centenas de desabrigados e inundações em grandes áreas de plantação da região. O ciclone tropical Pilar começava atua agora no Pacífico após atingir El Salvador com chuva torrenciais e inundações. O governo local mantém um elevado nível de alerta pelo risco de deslizamentos.

Um menino brinca na água durante o alerta vermelho decretado pelo governo pela tempestade tropical Pilar em El Salvador. A tempestade atingiu a América Central com fortes chuvas ao longo da costa do Pacífico. | MARVIN RECINOS/AFP/METSUL METEOROLOGIA
Desde domingo, o ciclone causou três mortes em El Salvador e uma em Honduras, de acordo com os serviços de Defesa Civil dos dois países. O fenômeno que deixa a América Central em estado de alerta acontece quando completam 25 anos da passagem do furacão Mitch, que deixou cerca de 9.000 mortos e perdas milionárias para as economias dos países da região.
Em Guatemala, El Salvador e Honduras, centenas de pessoas foram retiradas de áreas de alto risco e transferidas para abrigos temporários. Na tarde de quarta-feira, áreas rurais inundadas em território salvadorenho tiveram o retorno do sol. Na comunidade de Los Ángeles, município de Zacatecoluca, a 60 km de San Salvador, jornalistas da AFP observaram extensas pastagens e plantações de cana-de-açúcar e milho completamente alagadas. “Até as aves morreram” por causa da água, disse um agricultor à AFP.
“O alerta vermelho está mantido”, anunciou o ministro salvadorenho do Meio Ambiente, Fernando López. “Não podemos baixar a guarda, porque ainda há riscos, há muita umidade acumulada no solo, o que pode causar inundações e deslizamentos de terra”, acrescentou.
Devido ao mau tempo, a rodada de futebol profissional de El Salvador, com jogos programados para quarta e quinta-feira, foi suspensa. Por conta das chuvas persistentes em Honduras, o chefe de emergências da Comissão Permanente de Contingências (Copeco), José Reyes, anunciou que foi declarado “alerta vermelho” nos departamentos (estados) de Choluteca e Valle, no sul do país e na costa do Pacífico. O restante do território hondurenho está dividido entre alertas amarelo e verde.
Na Guatemala, o Serviço Meteorológico advertiu que as chuvas continuarão e pediu à população que “tome as precauções necessárias”. As fortes chuvas e ventos provocaram danos nas plantações de grãos básicos, principalmente em áreas costeiras. “A chuva causou danos, mas não conseguimos quantificar a extensão”, disse à AFP Luis Treminio, presidente da Câmara Salvadorenha de Pequenos Produtores Agropecuários.
MUNDO | Imagens mostram os efeitos da tempestade tropical Pilar em El Salvador. O ciclone tropical do Pacífico deixou quatro mortos na América Central, inundou lavouras e tirou centenas de pessoas de suas casas. El Salvador foi um dos países mais atingidos. As fotos são da @AFP. pic.twitter.com/prgcan7b0h
— MetSul Meteorologia (@metsul) November 2, 2023
As plantações de milho, feijão e cana-de-açúcar alagadas em El Salvador estão na área de Puerto Parada, no departamento de Usulután, e na cordilheira El Bálsamo, no departamento de La Libertad. “O feijão é o que está mais em risco, pois está em plena fase de amadurecimento”, afirmou Mateo Rendón, coordenador da Mesa Agropecuária Rural e Indígena.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos e os serviços meteorológicos da América Central monitoram a possível formação de um novo ciclone tropical no Caribe oriental. Prevê-se que este fenômeno, localizado no Caribe central, ao Sul da ilha Espanhola, se mova para o Sudoeste nos próximos dias, se aproximando da América Central.