Quem acompanha a Fórmula 1 sabe como a chuva foi decisiva no GP de São Paulo do ano passado a ponto de o treino classificatório da tarde de sábado ter sido realizado na manhã do dia da prova, no domingo, o que é muito incomum.

SEBASTIÃO MOREIRA/POOL/AFP/METSUL
E neste ano? Com um ciclone que se forma hoje no Sul do Brasil e impactos previstos para o estado de São Paulo, surge a dúvida entre os entusiastas da Fórmula 1 se o mau tempo pode afetar mais uma vez a programação neste ano.
A F1 retorna ao formato sprint com apenas um treino livre antes da classificação sprint já nesta sexta-feira. O TL1 está marcado para as 11h30 (hora de Brasília) enquanto a primeira definição de grid de largada acontece às 15h30. Neste sábado, a corrida sprint abre o dia, às 11h, e a classificação vem logo depois, às 15h. Já a largada do GP de São Paulo está programada para às 14h do domingo.
Então, o tempo não será problema em Interlagos nesta sexta-feira. O sol aparece com nuvens e a tarde será quente com marcas de até 28ºC a 29ºC na região do autódromo, na zona Sul de São Paulo.
O tempo, entretanto, muda neste sábado. A instabilidade associada ao ciclone nos litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina trará muitas nuvens e períodos de chuva para a cidade de São Paulo. Não se descarta chuva localmente forte e com trovoadas na cidade. Há chance de chuva tanto de manhã como à tarde em Interlagos, mas podem ocorrer intervalos de melhoria. O vento sopra com rajadas por vezes fortes que podem atingir 70 km/h.
Já o dia mais esperado, o domingo, terá muitas nuvens na cidade de São Paulo. Não se descarta chuva localizada e passageira, mas os volumes não devem ser altos. Com o ingresso de ar mais frio, a temperatura despenca e o dia será muito ameno com marcas nos termômetros durante o GP ao redor de 20ºC.
Assim, a influência do ciclone se dará com a chegada de instabilidade no fim de semana com chuva na capital paulista, possibilidade de rajadas de vento forte durante o sábado e o ingresso de ar mais frio com temperaturas amenas no domingo.
