Anúncios

Vento muito forte a intenso atingiu na manhã desta quarta-feira (10) os estados de São Paulo e o Rio de Janeiro como consequência do intenso ciclone que está sobre o Oceano Atlântico logo a Leste do Rio Grande do Sul com pressão central de apenas 979 hPa.

Vento por ciclone em São Paulo

Cidade de São Paulo tem alto risco de queda de árvores e falta de luz pelos efeitos do vento forte a intenso gerado pelo ciclone | NELSON ALMEIDA/AFP/ARQUIVO

O que ocorre hoje não é padrão convencional em ciclones e foge muito ao que se está acostumado a ver. Nesta quarta, São Paulo e Rio de Janeiro têm vento muito forte por ciclone na costa do Rio Grande do Sul sem que tenha havido vento intenso até o fim da manhã de hoje na costa gaúcha. Normalmente, o campo de vento do ciclone primeiro atinge o Rio Grande do Sul e depois avança pelo Leste da Região Sul para o Sudeste do Brasil.

A estação de referência do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade de São Paulo, localizada no Mirante de Santana, na zona Norte, registrou rajada de vento de 82 km/h na manhã de hoje.

Estações nos aeroportos indicaram rajadas de vento durante a manhã de 69 km/h em Congonhas e no Campo de Marte, na capital paulista. Já o Aeroporto Internacional de Guarulhos reportou rajada de 70 km/h.

Fortes a intensas rajadas de vento são registradas também no litoral de São Paulo. No final da manhã, estação do Inmet em Bertioga registrou rajada de 88 km/h. É certo que em alguns pontos do litoral paulista sem medição o vento esteja ao redor de 100 km/h.

No estado do Rio de Janeiro, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram muito vento na manhã desta quarta tanto no litoral como nas elevações da Região Serrana.

As rajadas chegaram mais cedo chegaram a 105 km/h no Pico do Couto (montanha), 94 km/h no Arraial do Cabo e a 73 km/h na cidade do Rio de Janeiro (Marambaia).

A previsão da MetSul Meteorologia indica rajadas ainda por vezes fortes a intensas na tarde desta quarta-feira no Leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e ainda no Sul de Minas Gerais. O vento em diferentes pontos pode ficar entre 70 km/h e 90 km/h.

Com isso, é alto o risco pelo vento forte a intenso de quedas de árvores e de falta de luz assim como de colapso de algumas estruturas, especialmente na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo.

Anúncios