Anúncios

Ressaca do mar invade as ruas de Torres no Litoral Norte, Créditos: Nely Biesec | METSUL

Ciclone que deixou o vento persistente no Leste e Sul do Rio Grande do Sul nos últimos dias provoca forte ressaca marítima no Litoral. Um centro de baixa pressão atmosférica, ciclone, atua no mar na altura do Rio Grande do Sul com pressão em seu centro de 998 hPa segundo carta sinótica da Marinha das 00Z de hoje. Esse sistema gerou uma pista de vento persistente com efeito no mar desde a noite de ontem.

À primeira vista esse sistema de baixa pressão atuava ontem, com pressão similar em seu centro na altura da foz do rio da Prata, província de Buenos Aires e teve deslocamento para Nordeste e hoje atua no mar na altura do Rio Grande do Sul.  Nesse meio tempo, com essa trajetória, ajudou a impulsionar a chegada do ar polar sobre o interior do continente na medida em que formou uma pista de vento  Sul/Sudeste com maiores rajadas de vento no Leste da Argenta, Uruguai e Rio Grande do Sul.

Fortes ressacas do mar costumam acompanhar o ingresso de massas de ar frio de grande intensidade durante os meses de outono, inverno e primavera, e mais raramente no verão. As incursões frias, muitas vezes acompanhadas de ciclones no Atlântico Sul, geram pistas de vento com swell que acaba em ressaca na costa.

 

Vento persistente gerado pelo ciclone nos baixos níveis da atmosfera | METSUL

CICLONE TENDE A SE AFASTAR DA COSTA

O ciclone que atua na Costa e, portanto, é o responsável pela forte ressaca marítima nas praias do Litoral Norte gaúcho tende a se afastar entre hoje e amanhã. Com base nas saídas dos campos de pressão atmosférica do modelo europeu o ciclone se afastará na direção Leste/Nordeste com tendência de manter sua intensidade. Na medida em que o ciclone se afasta a força do vento diminui na Costa e no mar próximo as praias. Diante desse cenário a expectativa é da agitação marítima diminuir bastante entre hoje e amanhã.  O mar poderá ficar mais agitado, mas sem indicativo de ressaca no Litoral de Santa Catarina e Paraná e Litoral do Sudeste no começo desta segunda dia 13.

Ciclone que hoje atua próxima a Costa amanhã estará distante em alto mar | METSUL