Ciclone intenso se forma nesta terça-feira no Rio Grande do Sul e vai provocar chuva generalizada no estado gaúcho e em muitos pontos do restante do Sul do Brasil assim como em várias áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Previsão da MetSul Meteorologia indica que a pressão vai despencar à medida que o ciclone avança pelo estado gaúcho ao longo do dia.

GABRIEL ZAPAROLLI
A chuva virá acompanhada de uma onda de temporais que já teve início nesta segunda pela influência da área de baixa pressão profunda no Nordeste da Argentina e que vai se deslocar para o território gaúcho nesta terça.
O centro de baixa pressão atualmente no Nordeste da Argentina dará origem a um ciclone com centro de 994 hPa ainda na primeira metade do dia no Oeste do Rio Grande do Sul, na área perto de Uruguaiana.
Da tarde para a noite desta terça, o centro do ciclone se desloca rumo a Leste e no final do dia deve estar na altura da Lagoa dos Patos, no Leste gaúcho, muito perto de Porto Alegre e do Norte da Lagoa dos Patos com pressão ainda menor.
Temporais isolados, pela influência da baixa pressão e a presença de ar quente e úmido, já atingiram o Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil nesta segunda com atividade convectiva que formou nuvens carregadas em vários estados. A cidade de São Paulo teve temporal com alguns transtornos no começo da tarde.
No Rio Grande do Sul, nuvens muito carregadas se formaram durante a tarde por conta do aquecimento diurno e da baixa pressão com chuva localmente forte e vento em diferentes setores da Metade Norte gaúcha, como na Serra Gaúcha que enfrentou violento vendaval destrutivo em Flores da Cunha.
Leia tambémFrente fria vai levar chuva a oito estados com risco de temporais
As imagens de satélite da tarde de hoje mostravam com a circulação da baixa pressão no Nordeste da Argentina favorecia a formação de muitas áreas de instabilidade sobre o Centro-Sul do Brasil, afetando diversos estados.
Com a pressão atmosférica ainda menor e a manutenção do ar tropical quente e úmido, o cenário é muito propício à chuva localmente forte a intensa e temporais localizados outra vez nesta terça-feira.
Os temporais isolados podem incluir fortes a intensas rajadas de vento localizadas e de curta duração assim como queda isolada de granizo de variado tamanho com risco de tempestades ainda na primeira metade do dia.
O risco de tempo severo será maior em locais em que a atmosfera vai estar mais aquecida, em especial na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina, Paraná e no estado de São Paulo.
Volumes de chuva devem ser localmente muito altos
Chove de forma generalizada nesta terça-feira nos três estados do Sul. A precipitação gerada pelo ciclone alcança ainda o Centro-Oeste, muitos pontos do estado de São Paulo e parte de Minas Gerais.
A MetSul Meteorologia alerta que a chuva pode ser localmente forte a intensa com momentos de precipitação torrencial, com altos acumulados em curto período, o que agrava o risco de alagamentos, inundações repentinas e enxurradas.
Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva acumulada em 72 horas entre 9h desta segunda e 9h da quinta-feira a partir de dados do modelo WRF inicializados com os modelos norte-americano GFS e o modelo europeu (ECMWF).
Leia tambémVeja onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana

METSUL

METSUL
Como se observa no mapa, chuva de 50 mm a 100 mm pode afetar muitas áreas do Sul do Brasil no período e diferentes pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná podem superar a casa dos 100 mm, ou seja, praticamente a média do mês todo de precipitação em apenas 48 a 72 horas.
Chama atenção que nas projeções dos modelos há o indicativo de que setores bastante isolados podem enfrentar chuva ainda mais volumosa pela influência do ciclone com marcas de 150 mm a 200 mm ou mais.
Menos chuva e mais vento na quarta-feira pelo ciclone
Chove ainda em muitas áreas do Sul do Brasil, mas de forma menos abrangente que na véspera e com menores volumes que na terça na grande maioria das cidades durante a quarta-feira.
Aberturas de sol entre períodos de instabilidade já ocorrem nos três estados do Sul à medida que o ciclone impulsiona ar seco pelo Nordeste da Argentina e o Paraguai. Chove ainda forte de forma isolada, especialmente no Sul e no Leste gaúcho, mas, em particular, no Sul do Rio Grande do Sul.
O grande risco da quarta é o vento que será forte a intenso. Rajadas de 50 km/h a 80 km/h são esperadas em grande parte do Sul do Brasil no decorrer do dia. No Rio Grande do Sul, vento de 80 km/h a 100 km/h no Sul e no Leste gaúcho, mas podem ocorrer rajadas de 100 km/h a 130 km/h em setores do Sul, Litoral e área de entorno da Lagoa dos Patos. No paredão da Serra, junto ao Litoral, vento de 100 km/h a 130 km/h.
O vento sopra muito forte ainda na quarta em pontos do Leste de Santa Catarina, Leste do Paraná, Leste de São Paulo e até no Sul de Minas Gerais com o ciclone posicionado durante o dia rente à costa gaúcha.