Anúncios

O ciclone extratropical que atua na costa do Rio Grande do Sul com rajadas de vento fortes e localmente até muito intensas acima de 100 km/h vai impulsionar uma massa de ar frio para o Centro-Sul do Brasil entre hoje e amanhã.

METSUL

Não é uma massa de ar frio tão forte quanto as duas que ingressaram na segunda metade de junho, as mais intensas de 2025, mas será responsável por provocar tempo invernal.

A massa de ar frio foi responsável no fim de semana por grandes nevadas em diversos pontos do Sul da Argentina, especialmente em Neuquén, com bloqueios de estradas pela neve e acidentes com vítimas fatais.

Ontem, na Patagônia, no Sul argentino, a temperatura mínima chegou a 11,9ºC abaixo de zero em Calafate. Nesta segunda-feira, a mesma localidade anotou a mínima do país vizinho com 11,1ºC negativos.

O ciclone impulsiona para Norte a massa de ar frio nesta segunda-feira, que vai cobrir todo o Sul do Brasil até o fim do dia e ainda ingressar no Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo.

Por isso, a tarde desta segunda será fria em grande parte do Sul do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense, com vento muito forte, chuva e garoa em vários pontos.

As madrugadas mais frias devem ser as desta terça, da quarta e quinta-feira. Grande parte das cidades do Sul do Brasil terá marcas abaixo dos 10ºC durante a noite e muitas cairão abaixo dos 5ºC.

Os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul Catarinense devem ter as menores mínimas nas madrugadas de terça, quarta e quinta, que podem descer a -5ºC ou -6ºC no lado catarinense na quarta, esperando-se aumento das mínimas a partir de quinta.

A madrugada da quarta deve ter marcas negativas ainda nas áreas de altitude do Paraná e no Sul de Minas Gerais, o que deve se repetir na quinta-feira nos locais mais altos do Sul do Brasil e do Sul mineiro.

Em Porto Alegre, as madrugadas de amanhã a quinta serão as mais frias com a da quarta apresentando as menores temperaturas. Pode fazer até 5ºC no Sul da cidade e entre 7ºC e 9ºC na maioria dos bairros. Em Curitiba, quarta e quinta terão as madrugadas mais frias com marcas abaixo de 5ºC. Também em São Paulo os dois terão as mínimas mais baixas, que podem descer a 5ºC ou menos no Sul da capital paulista.

Geada no Centro-Sul do Brasil

A MetSul Meteorologia prevê geada para os três estados do Sul do Brasil nas próximas madrugadas. Nesta terça, mais no Oeste da região pelo tempo mais aberto e o vento mais fraco. Em maior número de cidades na quarta e na quinta. Pode gear ainda no Sul do Mato Grosso do Sul, em São Paulo e no Sul de Minas Gerais.

METSUL

METSUL

METSUL

Os mapas acima mostram a projeção de probabilidade de geada do modelo canadense para as madrugadas de terça, quarta e quinta-feira. Os dados podem ser consultados pelo assinante em nossa seção de mapas.

Pode nevar?

A MetSul Meteorologia não descarta a possiblidade de precipitação invernal (chuva congelada e/ou neve) na região de maior altitude dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul Catarinense entre o final desta segunda e o começo da terça.

METSUL

Alguns modelos sugerem a possibilidade de neve mais na região do Planalto Sul de Santa Catarina, pela interação de ar gelado em altitude com a instabilidade da circulação de umidade do ciclone. Caso ocorra, a neve deve ser isolada e passageira, não se afastando a possibilidade de vir na forma de pancadas.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.