A MetSul Meteorologia está alertando para a formação de um ciclone extratropical que trará risco de tempestades severas e vento forte no Cone Sul da América do Sul. O sistema começa a se organizar a partir de uma baixa pressão que avança do Pacífico para o continente, entre a Argentina e o Oeste do Uruguai, evoluindo até quarta-feira para a região do Rio da Prata e Buenos Aires, antes de se deslocar para o Atlântico.
Ciclone extratropical vai se formar entre amanhã e quarta | EARTH NULL
Uma linha de instabilidade pode provocar temporais em países vizinhos, no Sul e até no Centro-Oeste do Brasil, com risco de chuva intensa, vendavais e granizo isolado, entre amanhã e quarta-feira.
Rajadas de vento podem alcançar ou superar 100 km/h em alguns pontos com maior risco de temporais no Uruguai, Argentina, Paraguai, Noroeste gaúcho e Oeste catarinense. Na quarta, o vento do ciclone deve atingir 50 a 80 km/h em média, com picos mais fortes, trazendo risco de danos e cortes de energia.
Vários leitores do estado de São Paulo nos questionaram se os efeitos do ciclone vão ser sentidos também no território paulista, especialmente considerando que o ciclone do fim de julho provocou estragos e forte ressaca no estado paulista, especialmente na faixa costeira.
Não, não haverá uma repetição do que ocorreu no fim de julho, quando do ciclone de 20 dias atrás. Aquele sistema se formou na costa do Rio Grande do Sul. O desta semana atuará mais ao Sul e vai adentrar na área oceânica na costa de Buenos Aires, assim seu centro estará muito mais distante do território paulista.
A esmagadora maioria dos municípios paulistas não terá chuva por conta do ciclone. A linha de instabilidade associada ao sistema que avançará pelo Mato Grosso do Sul e o Sul do Brasil poderá levar instabilidade isolada ao Oeste paulista na quarta-feira.
Entre amanhã e quarta-feira, com sol e tempo firme, o vento se intensifica de Norte em vários pontos do estado de São Paulo, mas sem previsão de rajadas intensas. Na maioria dos locais com tempo mais ventoso, as rajadas devem ficar entre 30 km/h e 50 km/h. Em pontos do litoral, o vento pode atingir de 50 km/h a 70 km/h.
O vento do quadrante Norte vai trazer ar muito quente para o território paulista. Por isso, a semana será muito quente no estado de São Paulo com as máximas mais altas previstas para a segunda metade da semana, quando em vários municípios as tardes devem ter marcas ao redor e acima de 35ºC.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.