Um ciclone extratropical se formou neste dia de Natal sobre o Oceano Atlântico a Leste do Uruguai e a Sudeste do município gaúcho do Chuí, mas o fenômeno terá impacto limitado no continente e não oferece maiores riscos ao Sul do Brasil.
A imagem do satélite GOES-16 do começo da tarde desta quarta-feira mostrava o ciclone extratropical em sua tradicional forma de uma espiral de nuvens a Leste do Uruguai com a frente fria associada ao sistema se deslocando pelo Sul do Brasil.
A passagem da frente associada ao ciclone trouxe chuva no Rio Grande do Sul de 25 mm em Rio Grande, 24 mm em Lagoa Vermelha, 23 mm em Porto Alegre (Jardim Botânico), 19 mm em Cambará do Sul, 18 mm em Teutônia, 17 mm em Campo Bom e 15 mm em Serafina Corrêa.
A previsão da MetSul Meteorologia indica que o campo de vento mais intenso do ciclone vai permanecer em mar aberto, a Leste do Uruguai e do Litoral Sul gaúcho, nos dias de hoje e amanhã.
Apesar disso, espera-se vento por vezes forte e com rajadas em departamentos do Leste do Uruguai, como Rocha, e ainda na costa do Litoral Sul do Rio Grande do Sul. O vento, em média, deve ficar entre 50 km/h e 70 km/h com rajadas isoladamente superiores.
Se o vento não chegará a ser intenso e não deve trazer maiores consequência, por outro lado a circulação de umidade do ciclone impede que o tempo firme em definitivo pelo ingresso de ar mais seco.
Apesar da melhora do tempo, a circulação da área de baixa pressão ainda forma nuvens Cumulus localizadas que podem trazer chuva isolada intercalada com sol na tarde desta quarta-feira no Sul e no Leste gaúcho.
Amanhã, o tempo firme predomina na maior parte do Rio Grande do Sul em dia que terá sol e começará frio em parte do estado. A circulação do ciclone, porém, ainda pode trazer chuva isolada e passageira, especialmente no Sul do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.