Anúncios

O aprofundamento de uma área de baixa pressão (ciclogênese) no Nordeste da Argentina que vai dar origem a um ciclone extratropical neste sábado trouxe temporais para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (9).

Granizo que atingiu Venâncio Aires nesta sexta-feira devido à instabilidade da ciclogênese | REDES SOCIAIS

A cidade de Venâncio Aires foi atingida na tarde desta sexta por um temporal breve e localizado, porém intenso, com chuva forte, ventos e queda de granizo com pedras de gelo de médio a grande tamanho.

O granizo foi observado em bairros como União e Gressler e também em áreas do interior do município, como Linha Harmonia da Costa, Linha Saraiva, Linha Sapé, Centro Linha Brasil e Linha Arroio Grande.

A chuva foi forte a intensa principalmente em cidades do Oeste gaúcho, embora tenha chovido forte de forma localizada em outras áreas do estado por nuvens carregadas que se formaram com o calor e a umidade.

Os volumes de chuva acumulados até às 18h desta sexta-feira foram de 70 mm em Livramento, 66 mm em Uruguaiana, 64 mm em Canela, 51 mm em Alegrete, 42 mm em Itaqui e Quaraí, 39 mm em Rosário do Sul, 36 mm em São Gabriel e 31 mm em Venâncio Aires e São Borja

A chuva veio acompanhada por fortes rajadas de vento em pontos isolados. Em São Vicente do Sul, estação meteorológica anotou rajada de 81 k/h durante a tarde.

O risco de temporais isolados prossegue nesta noite no Rio Grande do Sul, uma vez que a instabilidade avança a partir do Oeste e mais nuvens carregadas se formam sobre o território gaúcho à medida que a ciclogênese avança. O risco de tempo severo cresce, assim, do Centro para a Metade Leste do estado, o que inclui o Planalto, os vales, Grande Porto Alegre, Serra e áreas do entorno da Lagoa dos Patos.

A MetSul alerta que o risco de temporais no estado é ainda maior neste sábado (10). Podem ocorrer episódios de chuva localmente forte a intensa com volumes muito altos em curto período com risco de alagamentos, inundações repentinas e enxurradas.

Além disso, são prováveis temporais isolados com rajadas de vento forte e queda de granizo. De forma localizada, há perigo de vendavais intensos – que são de curta duração – com danos por rajadas perto e acima de 100 km/h.

Já chove de madrugada em diferentes pontos da geografia gaúcha, mas no decorrer do dia podem ocorrer momentos de melhoria com aberturas de sol em várias cidades com o recrudescimento da instabilidade da tarde para a noite, quando aumenta o perigo de chuva isoladamente forte e de temporais isolados.

A MetSul Meteorologia reitera uma vez mais que os ventos ciclônicos, que sopram forte a intensamente por horas seguidas, desta vez vão se concentrar sobre o Uruguai, embora o vento se intensifique no fim de semana com rajadas de 40 km/h a 70 km/h.

Da mesma forma enfatizamos que este ciclone não é intenso, não passará sobre o Brasil, terá curta duração e que sua principal consequência em território brasileiro será estimular chuva forte e temporais isolados, especialmente nos estados do Sul neste fim de semana.

Anúncios