A MetSul Meteorologia alerta para chuva volumosa em parte do Rio Grande do Sul nesta segunda metade da semana com acumulados que em algumas localidades podem atingir a média histórica do mês inteiro, causando mais alagamentos e inundações no estado. A chuva vai atingir cidades que enfrentam inundações e será mais intensa em municípios afetados pela cheia da Lagoa dos Patos.
O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada até o final desta semana no estado com base nos dados do modelo meteorológico alemão Icon (clique aqui e acesse o modelo), a partir da rodada das 12Z (9h) desta terça-feira.
Como se observa, os maiores volumes de chuva devem se dar na Metade Sul gaúcha, em particular em pontos da fronteira com o Uruguai, da Campanha e da região Sul. A chuva deve ficar perto ou passar de 100 mm em diversas localidades destas regiões, podendo alcançar até 150 mm ou mais em alguns pontos.
Assim, vai chover muito em cidades que enfrentam inundações pela cheia da Lagoa dos Patos, como São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande. Assim como se espera muita água em cidades que passam por inundações pelas precipitações excessivas do começo do mês no extremo Sul, como Santa Vitória do Palmar.
A chuva mais forte é prevista para cidades do Sul gaúcho nesta quarta-feira e no começo da quinta. Já choveu hoje na região com registros em estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia ate às 18h de 12 mm em Canguçu, 7 mm em Jaguarão e 3 mm em Pelotas.
Os dados não indicam volumes extremos para as bacias dos rios da Metade Norte do estado, que desembocam nos vales e no Guaíba, como Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e Gravataí. Mesmo assim as bacias terão chuva na quinta e na sexta, o que vai causar uma elevação temporária dos níveis destes rios, apenas que sem a magnitude do repique de dias atrás.
O tempo será radicalmente distinto nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul, conforme a região. Uma frente fria se organiza no Oeste e no Sul gaúcho com chuva ao longo do dia nesta quarta. Alerta-se que a chuva será moderada a forte com raios e acumulados altos de precipitação em diversas localidades das duas regiões.
No restante do estado, incluindo Porto Alegre e região metropolitana, a quarta-feira terá sol e nuvens. Pode chover à noite em alguns pontos do Centro do estado e do Noroeste gaúcho.
O dia vai se iniciar frio a ameno com bancos de nevoeiro, mas aquece rapidamente de manhã e a tarde terá calor atípico para o quase fim de maio, exceção do Oeste e do Sul. Porto Alegre terá entre 16ºC e 30ºC. Caxias do Sul entre 15ºC e 27ºC. Santa Rosa de 19ºC a 31ºC. Pelotas de 15ºC a 20ºC. Bagé de 14ºC a 18ºC.
Na quinta, a frente avança e traz chuva na maioria das regiões, forte em alguns pontos. Na sexta, baixa pressão provoca chuva, garoa e vento por vezes forte a intenso na maior parte do estado. Ar polar ingressa e a temperatura despenca com frio e muito baixa sensação térmica por efeito do vento. No fim de semana, o tempo melhora com madrugadas geladas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.