Chuva volumosa é esperada entre hoje e amanhã entre parte de São Paulo e o estado do Paraná pela influência de uma área de baixa pressão. Os acumulados altos não serão generalizados e vão alcançar apenas pontos dos territórios paranaense e paulista. A chuva será por vezes forte, favorecendo os acumulados mais altos de precipitação.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para 48 horas, até 21h de quinta-feira, do modelo de alta resolução WRF da MetSul Meteorologia, disponível ao nosso assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias. Observe a tendência de os maiores volumes se darem no Leste do Paraná e no Sul do estado paulista, na região do Vale do Ribeira.

Os volumes em muitas cidades em 48 horas no Leste do Paraná e no Sul de São Paulo devem se situar entre 50 mm e 100 mm, mas pontos isolados podem atingir até marcas superiores a 100 mm. Outros modelos numéricos analisados pela MetSul apontam igual cenário de chuva com altos volumes nestas mesmas regiões.

A instabilidade maior no Paraná, onde chove na maioria dos municípios ao menos em parte do dia nesta quarta, vai se dar entre a madrugada e de manhã. Da tarde para a noite, a chuva vai atingir menos pontos e o sol chega a aparecer em diferentes localidades, especialmente mais a Oeste. Mais ao Leste paranaense, entretanto, o tempo deve seguir instável e sujeito a pancadas de chuva.

Em Curitiba, onde já chove, a previsão é de chuva tanto hoje como amanhã. A chuva varia de intensidade e em alguns momentos é fraca ou na forma de garoa, mas por vezes tende a ganhar força e pode ser moderada a forte. Com a instabilidade e a influência de uma massa de ar frio na costa, a temperatura pouco varia e tanto hoje como amanhã serão dias frios na capital paranaense com marcas à tarde não passando de 13ºC ou 14ºC.

A cidade de São Paulo não deve ter chuva volumosa como o Sul paulista, mas a tendência é de tempo bastante instável durante o feriado da quarta-feira. O dia na capital paulista vai ser de abundante nebulosidade e chance de precipitação a qualquer hora com momentos de garoa e chuva. Podem ocorrer breves intervalos de melhoria.

Os volumes de chuva até o momento no Paraná, onde chover em diferentes cidades do estado desde o domingo, não chegam a ser altos. O acumulado até a manhã desta terça, por exemplo, era de 18 mm em Antonina e em Guarapuava. Em Curitiba, entre 5 mm e 8 mm na maior parte dos pontos de medição.