Anúncios

Chuva ganhou força em Porto Alegre no fim da tarde | ALEX ROCHA/PMPA

Volumes de chuva elevados foram registrados em diversas regiões gaúchas neste sábado com acumulados até acima de 100 mm em alguns pontos. Várias cidades enfrentaram períodos de chuva forte a torrencial, acompanhando a intensificação da instabilidade que já era esperada por aprofundamento de área de baixa pressão atmosférica.

Dados de estações meteorológicas indicaram volumes altos de chuva neste sábado em regiões como o Oeste, fronteira com o Uruguai, Campanha, Sul gaúcho, Costa Doce (Oeste da Lagoa dos Patos), Centro e o Alto Jacuí.

De acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, os maiores volumes de chuva em 24 horas até o começo da noite deste sábado eram de 121 mm em Dom Pedrito, 101 mm em Tupanciretã, 89 mm em Livramento, 84 mm em Cruz Alta, 79 mm em Uruguaiana, 67 mm em Quaraí e em São Gabriel, 66 mm em Santiago, 56 mm em Bagé, 50 mm em Cruz Alta, 48 mm em Camaquã e 44 mm em Caçapava do Sul.

Em Porto Alegre e região, a chuva aumentou a partir do fim da tarde e do começo desta noite com precipitação de intensidade moderada em alguns momentos, tal como era a previsão. O acumulado chegava a 16 mm na estação oficial do Sul da capital gaúcha.

Os acumulados desde o começo do episódio de instabilidade de vários dias, que teve início no meio da semana, são muito altos em algumas localidades. Já choveu 148 mm em Tupanciretã, 121 mm em Dom Pedrito e 110 mm em Santiago.

O episódio de chuva está longe do fim e tem muita chuva ainda por vir para o Rio Grande do Sul nos próximos três dias, alerta a MetSul Meteorologia. O prognóstico do tempo da MetSul indica ainda que a instabilidade deve persistir até terça-feira e ser reforçada por uma área de baixa pressão e a passagem de uma frente fria pelo estado no começo da semana.

Neste domingo, abundante nebulosidade e chuva na maioria das localidades do Rio Grande do Sul no decorrer do dia. Não chove o dia todo na maior parte dos municípios, mas pontos isolados podem ter chuva até forte. Embora o tempo instável, em diferentes locais podem ocorrer períodos de melhoria com ocasionais aberturas.

Na segunda-feira, a chuva atinge outra vez grande parte do estado. A instabilidade será maior na Metade Oeste, por onde ingressa uma frente fria com risco maior de chuva forte e mesmo de alguns temporais isolados. Esta frente se desloca pelo restante do estado na terça-feira com chuva localmente forte e a possibilidade de alguns temporais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.