Anúncios

Muita chuva também em parte do Sudeste do Brasil. Esta segunda-feira (7) será de muita chuva com acumulados excessivos na Serra do Mar e áreas litorâneas de São Paulo e Rio de Janeiro, alerta a MetSul.

O fluxo de umidade oceânica deve gerar chuva de natureza orográfica (associada ao relevo) principalmente em áreas de Serra junto ao litoral e suas encostas e áreas próximas. A instabilidade é reforçada pela presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que atua no Sudeste do Brasil, trazendo chuva volumosa em outros pontos da região.



O mapa acima mostra a projeção de chuva para hoje até 21h do modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante na seção de mapas. Observa-se a tendência de chover com acumulados expressivos para apenas um dia em pontos do Leste de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro com volumes acima de 100 mm e isoladamente até 200 mm. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Sob este cenário, é possível que ocorram alagamentos e inundações com risco ainda de deslizamentos de terra e encostas com queda de barreiras em regiões de Serra. A cidade do Rio de Janeiro tem risco de transtornos pela chuva e a MetSul não descarta que as sirenes de alerta sejam acionadas em algumas comunidades pelo risco de deslizamentos.

Anúncios