Anúncios

Chuva, vento e tornado causaram estragos em quase 40 cidades gaúchas no final da última semana, de acordo com balanço publicado pela Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Sul.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ERVAL GRANDE

Entre os danos mais comuns estão alagamentos, destelhamentos, queda de árvores, postes derrubados, danos a estruturas públicas e interrupção de vias.

O episódio mais severo se deu no Norte do estado, onde um tornado atingiu o interior do município de Erval Grande com destruição total ou parcial de moradias e estruturas de propriedades rurais.

Em Soledade, cerca de 100 casas foram atingidas com danos nos telhados. Vias ficaram obstruídas e muitos moradores ficaram sem energia elétrica. A Defesa Civil distribuiu lonas e atuou na liberação das ruas.

Em Encruzilhada do Sul, 26 casas localizadas nas margens do Arroio Lava Pés estão sendo monitoradas devido ao risco de alagamento. Oito pessoas precisaram deixar suas residências e foram encaminhadas para casas de familiares.

Na cidade de Triunfo, os danos atingiram cerca de 20 residências. Um asilo foi afetado e os bombeiros realizaram a remoção dos idosos, que foram levados para um abrigo temporário. Em Santa Maria, o cenário também foi preocupante. Quinze bairros registraram alagamentos e destelhamentos. Um muro da escola Medianeira desabou.

Em Cachoeira do Sul, o transbordamento de um rio forçou a retirada de duas pessoas de área de risco. Já em Novo Cabrais, o desvio do Arroio Barriga e o bloqueio parcial da BR-287 complicaram a mobilidade na região.

Na zona rural de Pinheirinho do Vale, aproximadamente 30 residências foram destelhadas total ou parcialmente. Escolas também sofreram danos. Árvores e galhos obstruíram o acesso a várias vias.

Em Arambaré, houve queda de postes. Em Nova Santa Rita, 23 árvores foram derrubadas. Já em São Pedro do Sul, a balsa do Passo de Clara está fora de operação.

Também foram registradas ocorrências em Alegrete, Alpestre, Barra do Rio Azul, Butiá, Candelária, Charqueadas, Eldorado do Sul, Faxinal do Soturno, Itaara, Jaguari, Lagoão, Lavras do Sul, Mata, Minas do Leão, Não-Me-Toque, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Rio dos Índios, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Assis, Silveira Martins, Tapes, Taquari, Taquaruçu do Sul, Uruguaiana e Vista Gaúcha.

Apesar da melhora nas condições do tempo no fim de semana, os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. A Defesa Civil informou que segue atuando em apoio às prefeituras, entregando lonas, realizando vistorias e orientando moradores sobre áreas de risco.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.