Sul do Brasil terá chuva todos os dias até a metade da próxima semana em padrão de instabilidade bastante persistente na região sem a presença de uma massa de ar seco e frio de alta pressão que pudesse garantir dias de tempo firme.
JOSÉ FERNANDO OGURA/AEN-PR
Enfatizamos que isso não significa que numa determinada cidade choverá todos os dias. Conforme o dia, a instabilidade afeta maior ou menor número de municípios, ou seja, neste período uma localidade poderá ter alguns dias de sol e nuvens. Caso de Porto Alegre e várias cidades gaúchas que têm um dia de sol e nebulosidade hoje.
Nesta quinta-feira, chove em pontos do Oeste, Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, na maior parte de Santa Catarina e em diferentes locais de Santa Catarina e do Centro-Sul do Paraná.
Já amanhã, a tendência é de a chuva afetar quase todo o Sul do Brasil no decorrer do dia, embora as precipitações não sejam volumosas na maior parte das cidades da região.
No sábado, os dados dos modelos meteorológicos indicam chuva novamente na maior parte do Sul do país, apesar de que começa uma melhoria a partir do Oeste e do Sul gaúcho.
No domingo, por sua vez, haverá tempo firme e o sol aparece na maior parte do Paraná e Santa Catarina com o avanço de ar quente. A instabilidade se concentra mais no Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste e no Sul gaúcho ao passo que na Metade Norte do estado o sol aparece com nuvens e faz calor.
Na segunda-feira, uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e leva chuva para todo o território gaúcho no decorrer do dia com possibilidade de chover moderado a forte em diversas cidades do estado com algum risco de temporais isolados. O sol aparece em Santa Catarina e no Paraná, mas ao longo da segunda o tempo muda em vários pontos do território catarinense e até o fim do dia também no Sudoeste do Paraná.
Na terça-feira da próxima semana, o tempo melhora na maior parte do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, chove ainda na terça em algumas localidades, no entanto o tempo já deve apresentar gradual melhoria. A terça deve ainda ter instabilidade em parte do Paraná.
Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva dia a dia para hoje, amanhã, sábado, domingo, segunda e terça no Sul do Brasil, conforme os dados do modelo alemão Icon que pode ser acessado pelo nosso assinante em nossa seção de mapas.
METSUL
Como consequência deste padrão de instabilidade frequente, os volumes de chuva na soma dos próximos sete dias devem passar dos 50 mm numa extensa área dos estados da Região Sul.
Os dados indicam possibilidade de volumes ao redor e superiores a 50 mm em muitas cidades do Rio Grande do Sul, principalmente nas Metades Oeste e Sul, na maioria das regiões catarinenses e mais ao Sul do Paraná. Mais isoladamente, a precipitação nestes sete dias poderá somar marcas perto ou pouco acima dos 100 mm.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.