Volumes elevados de chuva são esperados na soma dos próximos dez a quinze dias em parte do Centro-Sul do Brasil com acumulados significativamente acima das médias de abril em algumas áreas.
Chuva muito frequente é esperada nas duas próximas semanas nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, o que pela soma de vários dias de precipitação vai acabar por determinar os volumes altos no período.
Embora não se preveja chuva quase todos os dias desta segunda quinzena de abril para uma localidade em específico, as unidades federativas (estados) devem ter registro de precipitação quase que diariamente até o fim deste mês.
A chuva, em geral localizada, deve ser frequente e em vários pontos no estado do Paraná, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil até o dia 20. Nos dias 21, 22 e 23 se espera uma diminuição da instabilidade e tempo firme em muitas áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Ocorre que do dia 24 de abril até o dia 29 a instabilidade torna a aumentar com chuva bastante frequente nestas áreas, inclusive com volumes localmente elevados.
Pontos do Mato Grosso do Sul e do Paraná podem somar no que resta deste mês 100 mm a 200 mm em diferentes municípios, mas isoladamente não podem ser afastados acumulados acima de 250 mm.
O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada até o fim deste mês pelos dados da rodada da 0Z de hoje do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que pode ser consultado a qualquer hora pelo nosso assinante na seção de mapas (clique aqui para ter acesso).

METSUL
Com se observa, os maiores volumes de chuva são indicados pelo modelo europeu para os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, mas também em pontos dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
O modelo de clima norte-americano CFS, igualmente disponível ao assinante, da mesma forma apresenta tendência de chuva acima a muito acima da média nos próximos 15 dias numa faixa que se estende de parte do Paraná e do Mato Grosso do Sul até São Paulo e Minas Gerais.

METSUL
Aliás, a estação do Mirante de Santana, na zona Norte, registrou somente nos primeiros 15 dias deste mês acumulado de 144 mm, muito acima da média do mês todo de 87 mm.
Em contraste, mais ao Sul do Brasil, com a umidade mais direcionada para o Paraná e o Centro do país, a tendência é de precipitação abaixo a muito abaixo da média durante os próximos dez dias a quinze dias, embora chova em diversas localidades, como se prevê para sexta e sábado.
É um grande contraste com o fim de abril do ano passado, quando choveu absurdamente no Rio Grande do Sul, o que levou às enchentes, enquanto no Centro do país um bloqueio atmosférico trazia escassez de chuva e temperatura muito acima do normal com calor intenso.
A MetSul Meteorologia está nos do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.