Os volumes de chuva entre terça-feira e hoje foram muitos elevados no Oeste e no Sul gaúcho com acumulados entre 50 mm e 100 mm na maioria dos municípios. A chuva em algumas cidades superou os 100 mm. Os altos índices de precipitação foram, de início, consequência da formação de uma frente quente. Na sequência, a frente se transformou em fria e hoje a instabilidade se reforçou por centro de baixa pressão que se aprofundou sobre o Estado.
Os volumes de chuva até o fim da tarde de hoje atingiam, desde o início da instabilidade na terça, marcas de 105 mm em Uruguaiana e Livramento, 102 mm em Pedro Osório, 97 mm em Rosário do Sul e Canguçu, 94 mm em Bagé e Canguçu, 92 mm em Quaraí e Capão do Leão, 83 mm em Pelotas e Arroio Grande, 82 mm em São Lourenço do Sul, 69 mm em Alegrete, 67 mm em Rio Grande, 64 mm em Jaguarão e São Gabriel, 63 mm em Caçapava do Sul, 62 mm em Camaquã e São Vicente do Sul, e 52 mm em Encruzilhada do Sul.
Na Metade Norte, como esperado, os acumulados durante este episódio de instabilidade entre terça e ontem foram muito menores. A maior parte dos municípios somou chuva inferior a 20 mm. Na Grande Porto Alegre, por exemplo, os acumulados até o fim da tarde de ontem atingiam 16 mm em São Leopoldo, 15 mm em Porto Alegre e Canoas, 14 mm em Campo Bom e Sapucaia do Sul, e 10 mm em Viamão. Só que a chuva não para por aí. Dará uma breve trégua e logo vai retornar.
A sexta-feira começa com muitas nuvens e predomínio de céu nublado a encoberto na maior parte do Rio Grande do Sul com chance de chuva leve e garoa em diversos pontos na madrugada e de manhã. Alguns pontos terão neblina e nevoeiro. No final da manhã e durante a tarde, a nebulosidade entra em diminuição e o sol aparece na maior parte do Estado com as mínimas do dia à noite, quando faz frio. A melhora do tempo será garantida pelo ingresso de ar frio de alta pressão que ingressará com mais vento no Leste gaúcho e que pode soprar com rajadas principalmente na faixa costeira.
No sábado, o sol aparece de manhã na maior parte do Rio Grande do Sul, mas nuvens começam a ingressar pelo Norte do estado com instabilidade se deslocando do Paraná e Santa Catarina. Da tarde para a noite, a nebulosidade aumenta muito no Rio Grande do Sul com chuva na Metade Norte. Mas não para por aí. Os dados indicam que haveria mais instabilidade na Metade Leste gaúcha no domingo e que parte do território gaúcho pode ter muita chuva na primeira metade da semana que vem com área de baixa pressão na costa.