Anúncios

Períodos de chuva serão frequentes na cidade de São Paulo (foto) e no interior paulista ao menos até o começo da próxima semana. Há risco de pancadas localmente fortes a torrenciais com possibilidade de temporais de vento forte e granizo. | SUAMY BEYDOUN/AGIF/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Chuva em São Paulo será frequente nos próximos dias, antecipa a MetSul Meteorologia. O tempo já se instabiliza em vários municípios paulistas nesta quarta-feira, sobretudo do Centro para o Sul do estado, mas no restante da semana e no próximo fim de semana as precipitações alcançam um número muito maior de localidades.

Uma frente fria, associada a um ciclone na costa de Buenos Aires, se desloca pelo Sul do Brasil hoje com chuva e tempestades em Santa Catarina e no Paraná enquanto ar quente e instável forma áreas de instabilidade isoladas sobre o estado de São Paulo da tarde para a noite de hoje com chuva e tempestades localizadas.

Nesta quinta, o sistema frontal alcança o estado de São Paulo e vai levar chuva a um número muito maior de localidades paulistas. Em vários pontos, a chuva pode vir a ter intensidade moderada a forte com risco de temporais isolados, seja de vento ou queda de granizo.

Na sexta, o tempo segue instável em São Paulo. Embora o sol apareça com nuvens em vários pontos, especialmente do Oeste, as pancadas persistem e ocorrem mais da tarde para a noite com o aquecimento diurno. Com a atmosfera muito aquecida, haverá locais em que a chuva será isoladamente forte com prováveis temporais em que podem se dar vendavais localizados e queda de granizo.

No sábado, a instabilidade volta a aumentar no estado de São Paulo com chuva em todas as regiões até o fim do período, embora o sol chegue a aparecer com nuvens durante o dia em muitas cidades. As nuvens carregadas se formam mais da tarde para a noite e segue o risco de temporais isolados.

No domingo, a tendência é de a instabilidade se intensificar muito no estado paulista com chuva moderada a forte em muitas cidades. Vários pontos devem ter chuva apenas no domingo de 30 mm a 50 mm com acumulados em algumas cidades de 50 mm a 75 mm e isoladamente superiores. A chuva virá com raios e permanece o risco de tempo severo localizado com vento forte e granizo.

A MetSul Meteorologia reitera que, depois de um setembro quente sem precedentes, a perspectiva é de um mês de outubro de muita chuva na capital e no interior de São Paulo com acumulados de precipitação acima a muito acima da climatologia histórica mensal, em manifesto efeito do fenômeno El Niño.