Anúncios

Santa Catarina ainda tem áreas alagadas | ANDERSON COELHO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O tempo voltará a se instabilizar com chuva em pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina neste domingo, antecipa a MetSul Meteorologia. Áreas de instabilidade devem se formar sobre os dois estados no decorrer do dia, trazendo precipitação e ocasionais trovoadas em algumas localidades.

A MetSul Meteorologia enfatiza que a chuva tende a ser muito irregular e mal distribuída e que não se trata de precipitação generalizada. Na grande maioria das cidades do Rio Grande do Sul não deve chover neste domingo e em muitos municípios catarinenses tampouco se espera precipitação.

Destacamos ainda que os volumes de chuva previstos para este domingo nos locais que vierem a registrar precipitação tendem ser baixos e não se apresenta um cenário que possa gerar transtornos à população como inundações ou mesmo repique de cheias de rios.

O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul neste domingo, entretanto haverá aumento de nuvens na Metade Norte, onde áreas de instabilidade se formam com chuva irregular. Na Grande Porto Alegre, o dia é de sol e nuvens com momentos de nuvens baixas.

O amanhecer é ainda frio no estado, entretanto as mínimas serão mais altas que neste sábado. As máximas à tarde também se elevam com vento por vezes moderado e ocasionais rajadas do quadrante Leste. Porto Alegre, por exemplo, deve ter máxima ao redor de 27ºC após os 24ºC deste sábado.

Em Santa Catarina, o sol também aparece com nuvens no decorrer deste domingo, mas com momentos de maior nebulosidade no Leste pela umidade que vem do mar e no Oeste e Meio-Oeste com a formação de áreas de instabilidade. Embora possa chover em diferentes pontos do estado catarinense, a chuva é mais provável no Oeste e Meio-Oeste.

Os mapas acima mostram as projeções de chuva e pressão atmosférica do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para a madrugada, manhã, tarde e noite deste domingo em que se verifica como a chuva não deve ser volumosa e tampouco generalizada.

A MetSul destaca que cenário muito diferente deve ser esperado entre a segunda-feira e a terça, quando a chuva deve ser generalizada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina com precipitações fortes a intensas em algumas regiões e ainda com risco de queda de granizo em pontos isolados.