O tempo volta a se instabilizar com chuva no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (4), depois de uma breve trégua da instabilidade proporcionada por uma massa de ar seco e frio, indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

Chuva retorna em parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira | DENIS GOERL
O retorno da instabilidade será consequência do avanço de ar mais quente a partir do Nordeste da Argentina e o afastamento da massa de ar frio para o Oceano Atlântico neste começo de semana.
O sol aparece no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas o tempo não vai estar tão aberto quanto neste domingo (3) e haverá nuvens. O avanço do ar mais quente induzirá maior formação de nebulosidade no Centro e na Metade Norte, onde o tempo se instabiliza com chuva e garoa em vários pontos, sobretudo na segunda metade do dia.
Porto Alegre e a região metropolitana terão um dia de sol e nuvens nesta segunda-feira com aumento de nebulosidade no decorrer do período e não se descarta precipitação até o fim do dia.
A instabilidade voltará depois de um domingo com abundante presença do sol e céu claro ao menos em parte do dia em diversas regiões sob a influência de uma massa de ar seco e frio de alta pressão.
O Rio Grande do Sul registrou neste domingo o quarto dia do ano e o primeiro neste mês de maio com temperatura abaixo de zero. As baixas temperaturas foram resultado de uma massa de ar frio que ingressou na sequência de uma frente fria que trouxe chuva de até 250 mm e tempestades fortes a severas no final da semana passada.
Três municípios registraram temperatura mínima negativa ontem. Fez -2,2ºC em Pinheiro Machado; -0,7ºC em São José dos Ausentes; e -0,2ºC em Herval.
Termômetros indicaram ainda ontem cedo 0,7ºC em Livramento; 2,2ºC em Espumoso; 2,6ºC em Vila Nova do Sul e São Gabriel; 2,7ºC em Cerrito; 2,9ºC em Cambará do Sul; 3,1ºC em Dom Pedrito; 3,2ºC em Hulha Negra; 3,2ºC em Soledade; 3,3ºC em Piratini e André da Rocha; 3,4ºC em Farroupilha e Gramado Xavier; 3,5ºC em São Sepé, Vacaria e Monte Alegre dos Campos; 3,6ºC em São Marcos; 3,8ºC em Barra do Quaraí, Muitos Capões e Pedro Osório; e 3,9ºC em Tupanciretã, Pedro Osório e Rio Grande.