Anúncios

Foi de bater queixo ! Grande parte do Rio Grande do Sul amanheceu nesta sexta-feira com geada. Em muitos locais do Estado, pela primeira vez no ano, a paisagem ficou branca pelo gelo nos campos. O frio intenso na madrugada com céu claro e ar seco favoreceu a ocorrência do fenômeno na maioria das regiões gaúchas e com moderada a forte intensidade em vários municípios. Geou na Grande Porto Alegre e possivelmente mesmo em alguns locais isolados do Sul e do Leste de Porto Alegre.



Região das Hortênsias amanheceu com temperatura negativas nas baixadas – Foto de Halder Ramos/CP

Bom Jesus foi um dos municípios dos Aparados com marcas negativas – Foto de Raquel Jacoby da Prefeitura


Em Teutônia, no Vale do Taquari, a geada forte branqueou os campos com frio de 1ºC – Foto de Frederico Wessel


Ana Rech, no interior de Caxias do Sul, amanheceu com 2ºC abaixo de zero e geada – Foto de Felipe Compagnoni

O Rio Grande do Sul teve nesta sexta-feira a menor mínima do ano (3,4ºC abaixo de zero em São José dos Ausentes) e o sexto dia com mínima negativa do ano, o quinto neste mês de maio. Foi a madrugada mais fria do ano também em Porto Alegre com 3,0ºC na estação do Sistema Metroclima do Lami. Na região metropolitana, da mesma forma, o amanhecer de hoje foi o mais gelado até agora em 2013. São Leopoldo teve 4,4ºC no Morro do Espelho, na sede da MetSul, mas a estação do Parque Imperatriz, junto ao Rio dos Sinos, apontou 0,8ºC, o primeiro registro de zero grau no ano na Grande Porto Alegre.



Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O sol aparece com nuvens no começo do sábado na maioria das regiões gaúchas, mas no Oeste o dia já se inicia com muita nebulosidade e até chance de chuva. No decorrer do sábado, a nebulosidade aumenta muito em todas as regiões e até o final do dia não se pode descartar chuva em nenhuma região, apesar de ser mais provável e com maiores volumes na Metade Oeste. O começo do sábado é ainda frio, sobretudo no Leste, e não são afastadas mínimas negativas em baixadas da Serra. Com o aumento da nebulosidade aquece menos durante o dia. No domingo, o tempo estará instável com chuva em diversas regiões e que pode ser até localmente forte, sobretudo no Centro do Estado. Há um risco menor de granizo isolado neste fim de semana à medida que a instabilidade vai se desenvolver numa atmosfera ainda resfriada. Se o frio perde força, a alta umidade vai trazer desconforto e para muitos manterá a percepção de frio.

Anúncios