As últimas horas de setembro são de forte instabilidade no Sul do Brasil com formação de nuvens carregadas de grande desenvolvimento vertical que trazem chuva forte em alguns pontos, raios e queda localizada de granizo.
METSUL
A imagem do final da madrugada desta terça-feira do satélite meteorológico GOES-19 mostrava nuvens carregadas em pontos do Rio Grande do Sul e especialmente sobre o Nordeste da Argentina, onde se observava a presença de um CCM (Complexo Convectivo de Mesoescala ou aglomerado de nuvens de temporais).
A instabilidade é resultado da combinação de calor e umidade com uma massa de ar muito quente no Centro do Brasil e maior umidade na Região Sul, favorecendo a gênese de nuvens com chuva e temporais.
Já no final da segunda-feira se formaram nuvens carregadas que avançaram de Oeste para Leste entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná. Trouxeram granizo isolado nas Missões do Rio Grande do Sul e chuva forte com alagamentos em Palmas, no Paraná.
Na madrugada desta terça, a instabilidade se intensificou no Sul do Brasil, sobretudo no território gaúcho, com chuva localmente forte acompanhada de trovoadas. Várias cidades do Vale do Rio Pardo registraram chuva forte com 40 mm a 50 mm apenas na madrugada de hoje.
Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta terça, embora o sol apareça com nuvens em parte do estado, sobretudo mais ao Norte e ao Nordeste gaúcho no decorrer do dia.
Chove na maioria das regiões, especialmente no Oeste, Centro e Sul, durante a manhã. Da tarde para a noite, a chuva atinge quase todo o estado gaúcho e afeta ainda muitas áreas de Santa Catarina e o Paraná.
A MetSul Meteorologia alerta que persiste o risco de chover forte localmente e ainda há chance de raios e trovoadas com ocasional queda localizada de granizo em setores bastante isolados.
Por conta da instabilidade, a temperatura pouco vai variar nesta terça no estado gaúcho e não se eleva muito ao longo do período. Na grande maioria das cidades, as máximas ficam ao redor ou pouco acima dos 20ºC.
Reiteramos que este é apenas o começo de uma sequência de dias de instabilidade que vai alternar momentos de sol, chuva e temporais até o começo da semana que vem no Sul do Brasil com altos volumes de chuva em parte da região.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.