Anúncios

Buenos Aires registrou 123 milímetros de chuva acumulados em 24 horas até as 9h deste sábado, segundo o Observatório Central da capital argentina. O volume é excepcional e representa o segundo maior acumulado diário de outubro desde o início das medições em 1906. A chuva causou alagamentos e inundações na capital argentina com uma morte.

LUIS ROBAYO/AFP/METSUL

O recorde histórico de outubro continua sendo de 132 milímetros, observados em 28 de outubro de 2014. Mas a chuva desta madrugada ficou muito próxima dessa marca e foi a mais intensa em um único dia desde então, conforme levantamento da conta na rede  X dedicada a clima argentino Argen_Weather.

Entre as 3h e as 9h da manhã caíram 115 milímetros — quase toda a precipitação do evento concentrada em apenas seis horas. O aguaceiro provocou alagamentos em vários pontos da cidade e bloqueou trechos da Avenida General Paz, além de complicar o trânsito no início da manhã.

O histórico mostra que acumulados tão altos em outubro são extremamente raros em Buenos Aires. Somente três vezes desde 1906 o observatório registrou mais de 100 milímetros em um único dia neste mês: em 23 de outubro de 1944 (109 mm), em 28 de outubro de 2014 (132 mm) e agora, em 25 de outubro de 2025 (123 mm).

A MetSul reitera que os volumes de chuva não serão altos na maioria das cidades do Sul do Brasil na passagem da frente fria neste fim de semana e a tendência, no geral, é que os acumulados não excedam 20 mm ou 30 mm na maior parte dos municípios da região.

Quaisquer ocorrências de chuva forte a intensa neste fim de semana pela passagem da frente fria serão pontuais e isoladas, sem indicativo de acumulados excessivos na vasta maioria das cidades do Sul do Brasil.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios