Anúncios

Episódio de chuva excepcional atinge o Centro da Argentina com acumulados na região Noroeste da província de Buenos Aires de 300 mm a 400 mm e entre 100 mm e 150 mm desde a quinta-feira na Grande Buenos Aires.

Resgates pela chuva na Argentina

GOVERNO DA ARGENTINA

Nas áreas mais afetadas, os acumulados de chuva apenas na sexta-feira passaram de 300 mm. No total, desde quinta-feira, quando começou a instabilidade mais forte, algumas áreas da província de Buenos Aires anotaram quatro vezes a média de precipitação de maio inteiro.

A chuva com volumes excepcionalmente altos provoca inundações, evacuações e bloqueios de rodovias, principalmente no Noroeste provincial. As cidades mais atingidas estão fora da área metropolitana. Zárate, Campana, Suipacha, Exaltación de la Cruz e San Antonio de Areco enfrentam situação crítica pela enchente.

Choveu muito na província de Buenos Aires por um padrão de bloqueio atmosférico com uma frente quente na região. Áreas de instabilidade se regeneram a todo momento sobre uma mesma zona, o que traz os altos volumes de chuva, como se viu no Rio Grande do Sul entre o fim de abril e o começo de maio de 2024.

Uma frente fria vai avançar pela província de Buenos Aires entre a tarde e a noite deste sábado com chuva intensa e tempestades de vento e granizo, agravando ainda mais a situação. Áreas com registros até agora de 400 mm de chuva podem se aproximar dos 500 mm.

Diante da proximidade geográfica da Argentina e pelo que ocorreu há exatamente um ano no Rio Grande do Sul, muitas pessoas nos perguntam se pode ocorrer aqui no estado no começo da semana o que está acontecendo agora na Argentina.

A chuva da Argentina chega ao estado, mas a resposta é não para o risco de se repetir aqui no começo da semana o que ocorre na Argentina! Uma área de baixa pressão que provoca temporal com chuva e vento forte no Chile vai avançar para a Patagônia, organizando uma frente fria que se desloca pela província de Buenos Aires nas próximas horas.

Ao encontrar ar quente e úmido em sua dianteira, trazido por uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, nuvens de tempestade vão se formar sobre a província de Buenos Aires com chuva intensa, vendavais e granizo. O Uruguai também pode sofrer com chuva localmente intensa e temporais nas próximas horas.

Amanhã, domingo, a instabilidade que atua na Argentina vai chegar ao Rio Grande do Sul com o deslocamento da frente fria para o território gaúcho, onde vai instabilizar o tempo. Os acumulados de chuva, porém, sequer devem ser parecidos com o do país vizinho.

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva acumulada até às 21h de segunda-feira, de acordo com os modelos WRF inicializados com os modelos norte-americano GFS e o europeu, disponíveis em nossa seção de mapas (basta clicar aqui para ter acesso).

METSUL

METSUL

Como se observa, os modelos não indicam acumulados de chuva muito altos para o Rio Grande do Sul, uma vez que o cenário atmosférico neste começo de semana será distinto dos últimos dois dias na Argentina.

O sol chega a aparecer com nuvens em parte do Rio Grande do Sul neste domingo, mas o tempo muda. O tempo se instabiliza com chuva ainda entre a madrugada e de manhã no Oeste e no Sul pela frente fria. No decorrer do dia, a frente fria avança e leva chuva à maior parte do estado da tarde para a noite.

A chuva terá baixos volumes na maioria das áreas, mas podem ocorrer temporais isolados com chuva forte e rajadas de vento forte. Isso porque antes da chuva vai fazer calor em parte do estado. O risco é maior no Oeste e no Sul.

Na segunda-feira, chove ainda em parte do Rio Grande do Sul com risco de chuva forte e temporais isolados mais na Campanha e no Sul gaúcho. Na terça, chance de chuva na maioria das regiões do estado, mas sem previsão de extremos na maioria das cidades.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.