Chuva localmente intensa a extrema atingiu na manhã de hoje cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul, inclusive com acumulados acima de 100 mm, o que trouxe registro de alagamentos, inundações repentinas e enxurradas.

Santo Cristo, no Noroeste gaúcho, na manhã desta segunda-feira | REDES SOCIAIS
No município de Santo Cristo, a chuva foi extrema com acumulado superior a 100 mm em curto intervalo, o que causou inundações repentinas e enxurradas em pontos da área urbana da cidade.
Os volumes de chuva desta segunda-feira até às 13h somavam 115 mm em Santo Cristo, 82 mm em Giruá, 71 mm em Porto Xavier, 68 mm em São Paulo das Missões, 64 mm em Saldanha Marinho, 54 mm em Porto Vera Cruz e 52 mm em Colorado.
Estações meteorológicas já registraram na soma de ontem (21) e até às 13h desta segunda (22) volumes de 187 mm em Porto Lucena e Santo Cristo, 176 mm em Giruá, 163 mm em São Paulo das Missões, 160 mm em Porto Xavier, 158 mm em Porto Vera Cruz, 156 mm em Santa Rosa e Campina das Missões, 110 mm em Ajuricaba e 100 mm em Itaqui.
A chuva excessiva, que foi reiteradamente alertada pela MetSul Meteorologia, decorre de um rio atmosférico que transporta ar tropical quente e carrego de muita umidade diretamente da região amazônica para o Rio Grande do Sul.
A MetSul Meteorologia adverte que o rio atmosférico vai permanecer sobre o Rio Grande do Sul ainda por muitos dias e trazendo instabilidade persistente com chuva frequente no estado e com altos volumes (clique aqui e leia o alerta).
Um rio atmosférico é uma extensa e estreita faixa de ar extremamente úmido que se desloca na atmosfera transportando enormes volumes de vapor d’água, muitas vezes equivalentes ao fluxo de grandes rios na superfície. Por isso são conhecidos também como rios voadores.
Como consequência, o risco de chuva localmente forte a intensa persiste da tarde para a noite de hoje no Rio Grande do Sul. Alerta-se que a umidade vai aumentar ainda mais nesta terça-feira no estado com precipitação mais generalizada e chuva isoladamente forte a extrema com elevados volumes em diversas cidade.
