A chuva foi extrema ontem em diversas cidades do Nordeste de Santa Catarina. Houve inundações, alagamentos e deslizamentos de terra. Pessoas tiveram que ser resgatadas de suas casas de barco pelos bombeiros em alguns pontos.

Em poucas horas, a chuva na região superou os 100 mm. Entre as localidades mais atingidas estão Itajaí, Joinville, Barra Velha, Blumenau e Balneário Camboriú. Em Ilhotas, a chuva supera 225 mm. Pontos da BR-101, ao Norte da capital Florianópolis, registravam presença de água na pista.

No começo da semana, a MetSul alertou aqui que a região poderia enfrentar chuva extrema e o risco de inundações. A advertência persiste. Hoje e nos próximos dias, a umidade que vem do ar e encontra a barreira dos morros da Serra do Mar vai gerar mais uma vez chuva orográfica (induzida pelo relevo) com volumes muito altos no Leste catarinense, particularmente entre a ilha de Santa Catarina (Florianópolis e região) e o Vale do Itajaí, no Nordeste catarinense.

As mesmas cidades que ontem tiveram chuva excessiva podem voltar a ter acumulados muito altos, agravando ainda mais uma situação já complicada e acentuando o risco de que ocorram deslizamentos de terra.

Já aqui no Rio Grande do Sul, com mais de cem cidades em situação de emergência pela estiagem, a chuva segue muito irregular hoje e amanhã sem qualquer mudança no quadro que traz perdas crescentes na agricultura.