Anúncios

Volumes muito altos de chuva atingiram durante esta quinta-feira pontos do Oeste, Centro e do Sul do estado com acumulados em muitos municípios de 50 mm a 100 mm. Em algumas cidades, a chuva em menos de 24 horas passou de 100 mm com marcas equivalentes à média do mês inteiro em horas.

Estações meteorológicas registraram na soma da quarta e desta quinta acumulados até às 19h de hoje de 135 mm em São Gabriel, 133 mm em Vila Nova do Sul, 122 mm em Alegrete, 117 mm em Quaraí, 115 mm em Lavras do Sul, 113 mm em Uruguaiana, 107 mm em Encruzilhada do Sul, 105 mm em São Sepé e Hulha Negra, e 102 mm em Caçapava do Sul.

A MetSul adverte que nesta sexta uma frente fria vai avançar pelo estado associada a um centro de baixa pressão e provocará chuva forte a muito intensa em diversas cidades, em particular em pontos do Oeste, da Depressão Central, de áreas da Metade Sul ao Norte de Pelotas e ainda em áreas das Missões, dos vales e Grande Porto Alegre.

A chuva em diferentes localidades, por vezes, será muito intensa e torrencial com volumes por demais elevados em curto período, de 50 mm a 100 mm em menos de três horas, e até de 100 mm a 150 mm em menos de seis horas.

São volumes excessivamente altos e que sistemas de macrodrenagem urbana da cidade, por mais robustos que sejam, são incapazes de absorver. Por isso, é alto o risco de que ocorram alagamento e inundações repentinas com possibilidade de enxurradas, além de transbordamento de arroios e córregos.

A MetSul destaca que, embora não haja consenso quanto aos volumes entre os modelos de previsão por computador, Porto Alegre e cidades da região metropolitana estão entre as áreas de risco de chuva por vezes muito forte e com elevados volumes hoje, sobretudo de manhã e à tarde.

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva a cada 3 horas para esta sexta-feira em que se observa como a frente fria vai ganhar muita força com volumes por demais altos de precipitação. Este modelo e outros de chuva podem ser consultados com várias atualizações diárias em nossa seção de mapas (basta clicar aqui para ter acesso como assinante).

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

Os altos volumes de chuva de hoje somados com os desta sexta podem trazer cheia de rios, mas nada que se compare a maio de 2024. Em nossa análise, rios como Quaraí, Santa Maria, Ibirapuitã, Vacacaí, Vacacaí Mirim e Ibicuí são os de maior risco.

Ou seja, há risco para municípios como Alegrete, Quaraí, Cacequi, São Gabriel, Rosário do Sul e Dom Pedrito, dentre outros. Rios da Metade Sul, como Jaguarão, Piratini e Camaquã, embora com risco menor do que no Centro e no Oeste do estado, exigirão atenção também quanto à possibilidade forte subida dos seus níveis.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.