Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que a chuva voltará a se intensificar no Rio Grande do Sul neste começo de semana com precipitações que podem ser localmente fortes durante esta segunda-feira no estado.

Chuva provocou alagamentos neste domingo em Porto Alegre | PEDRO PIEGAS/CORREIO DO POVO

O fim de semana foi de muita chuva no Rio Grande do Sul com acumulados entre 50 mm e 100 mm em diversas regiões do estado, inclusive em Porto Alegre e área metropolitana com alagamentos. No Centro do estado, alguns pontos passaram dos 100 mm.

Os acumulados de chuva até o final da tarde deste domingo no estado gaúcho atingiam 102 mm em Cachoeira do Sul, 90 mm em Canguçu, 88 mm em São Francisco de Assis, 83 mm em Pelotas, 82 mm em Venâncio Aires, 81 mm em Restinga Seca, 78 mm em Rosário do Sul, 77 mm em Encruzilhada do Sul, 73 mm em Santa Maria e 72 mm em Jaguari.

Na região metropolitana, acumulados altos também com marcas até o começo da noite de domingo de 82 mm em Nova Santa Rita e Esteio, 81 mm em Cachoeirinha, 80 mm em Alvorada, 76 mm em Sapucaia do Sul, 75 mm em Canoas e Viamão, 74 mm em Novo Hamburgo e Gravataí, 67 mm em Porto Alegre e 62 mm em Eldorado do Sul.

Os altos volumes de chuva foram consequência do avanço de uma frente fria que ganhou força ao encontrar ar quente trazido por uma corrente de jato em baixos níveis que fez com que a temperatura atingisse 30,8ºC em Porto Alegre no sábado (marca mais alta desde 18 de maio) e 34ºC no Norte da área metropolitana.

Nesta segunda-feira, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia, a chuva outra vez se intensifica no Rio Grande do Sul e deve se concentrar no decorrer do dia mais na Metade Norte do estado.

Os mapas a seguir mostram a evolução esperada da chuva entre a madrugada e tarde desta segunda-feira no Sul do Brasil a partir de dados do nosso modelo de alta resolução WRF, disponível ao assinante na seção de mapas (assine aqui).

METSUL

Depois de uma breve trégua da chuva em muitos pontos do estado na tarde e noite deste domingo, novas áreas de instabilidade vão se formar sobre a Metade Norte gaúcha na madrugada desta segunda-feira.

Entre a madrugada e a manhã desta segunda, a chuva atinge grande parte do Rio Grande do Sul, exceção de municípios mais a Oeste e ao Sul, especialmente da fronteira com o Uruguai. Deve chover no Noroeste, no Norte, Nordeste, Centro e parte do Leste do estado.

A chuva nesta segunda-feira poderá ser por vezes moderada a forte em vários pontos com pancadas isoladamente torrenciais. Podem ocorrer trovoadas e não se afasta o risco de granizo isolado. A possibilidade de vendavais é baixa.

Os dados indicam que a chuva deve persistir ainda na tarde e noite da segunda-feira em vários pontos, porém tende a enfraquecer e em muitos locais do estado deve parar até o final da segunda-feira.

Com a chuva, garoa e a interação com o ar frio, a tarde desta segunda-feira deve ser fria em Porto Alegre, região metropolitana, nos vales, Serra e Litoral Norte com máximas baixas. Muitas cidades nestas regiões devem ter entre 11ºC e 13ºC no meio da tarde e na Serra haverá marcas abaixo de 10ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.