
Chuva muito isolada em Ijuí | CARLOS KIST
O Rio Grande do Sul seguirá com chuva escassa hoje e nos próximos dias sem qualquer registro de precipitação na maioria das cidades do estado, mas isso não significa que deixa de chover no território gaúcho. A chuva vem, mas de forma muito localizada e em poucos pontos, às vezes até com temporais isolados.
Foi o que se viu ontem em pontos entre o Norte do estado, os vales e a Serra com chuva isolada típica de verão em diferentes municípios. Isoladamente, a chuva de curta duração chegou a ser forte e em Soledade houve temporal localizado com rajadas de vento e queda de granizo com alguns danos na área rural.
No mesmo momento em que a chuva atingia cidades da Serra Gaúcha no final da tarde da quarta-feira o tempo estava completamente aberto em Porto Alegre com céu azul e sem nuvens na maior parte da cidade, o que evidencia o quão isoladas estas formações.
Leia tambémEl Niño mostra força e enchentes atingem quatro estados
No que resta desta semana, a previsão da MetSul Meteorologia indica novas ocorrências de chuva localizada da tarde para a noite no Rio Grande do Sul, mas novamente se enfatiza que em baixo número de pontos. Estas pancadas passageiras e isoladas devem afetar principalmente pontos da Metade Norte gaúcha.
Uma massa de ar quente atua sobre o Nordeste da Argentina e traz calor especialmente na Metade Oeste gaúcha, onde as máximas têm alcançado entre 33ºC e 35ºC à tarde em diversas cidades, sobretudo da fronteira com a Argentina e no Noroeste.
Com a atmosfera aquecida, estas formações isoladas de instabilidade podem provocar alguns temporais isolados com queda de granizo e rajadas de vento forte, contudo apenas em pontos bastante localizados e na esmagadora maioria das cidades gaúchas não há qualquer risco de temporal.
Esses temporais bastante isolados são típicos do verão devido à atmosfera quente e se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera.
A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados. Estas nuvens, que podem atingir até 10 quilômetros de altura ou mais, se formam a partir do aquecimento e, por isso, as tempestades ocorrem mais na segunda metade do dia.
Leia tambémVeja onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana
Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos. Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade.
O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.